Um dado importante que o comprador precisa conferir na hora de comprar um carro elétrico é a autonomia estimada. O número pode seguir diferentes padrões, como o global (WLTP) e o chinês, por exemplo, dependendo do fabricante.

No Brasil, o Inmetro cuida de padronizar essa informação desde o ano passado. A instituição atualizou a lista que revela quais são os modelos com a maior autonomia do país. Confira o “top 10” abaixo:

publicidade

Os carros elétricos com maior autonomia do Brasil

10. Volvo C40

O Volvo C40 possui bateria com 78 kWh de capacidade, 408 cv de potência e 67,3 kgfm de torque. O SUV é o décimo na lista, com autonomia estimada de 385 km, segundo o Inmetro. O modelo parte atualmente de R$ 419.950.

Volvo C40
O Volvo C40 foi o primeiro modelo totalmente elétrico da marca sueca. (Imagem: Divulgação/Volvo)

9. BMW i5 M60 xDrive

O i5 M60 xDrive vem equipado com 81,2 kWh de capacidade de bateria, 524 cv de potência e 81 kgfm de torque. O modelo da BMW aparece em nono, com autonomia estimada de 392 km, segundo o Inmetro. O valor atual praticado no Brasil é R$ 759.950.

BMW i5 M60 xDrive
O BMW i5 M60 xDrive possui dois motores elétricos e tração integral. (Imagem: Divulgação/Volvo)

8. Kia EV5

O Kia EV5 usa um conjunto de baterias com 88,2 kWh de capacidade, 217,5 cv de potência e 31,6 kgfm de torque. O SUV possui autonomia estimada de 402 km, segundo o Inmetro, e custa atualmente R$ 399.990.

Ilustração do Kia EV5
O Kia EV5 desembarcou no Brasil em agosto de 2024. (Imagem: Divulgação/Kia)

7. Mercedes-Benz EQS450+

O SUV EQS450+ é alimentado por um conjunto de baterias de 89 kWh, possui 360 cv de potência e 57,9 kgfm de torque. A autonomia estimada pelo Inmetro é de 411 km. O modelo sai por R$ 939.900.

Mercedes-Benz EQS450+
Utilitário da montadora alemã é baseado no sedã EQS. (Imagem: Divulgação/Mercedes-Benz)

6. BMW i4 eDrive 40

O sedã da BMW usa um pacote de baterias de 81 kWh e vem com motor elétrico traseiro de 340 cv e 43,5 kgfm de torque. A versão eDrive 40 possui 422 km de autonomia, segundo o Inmetro, e custa R$ 525.950.

BMW i4 eDrive 40
BMW i4 eDrive 40. (Imagem: Divulgação/BMW)

5. BYD Tan

O BYD Tan possui a segundo maior bateria capacidade de bateria do ranking: 108,7 kWh. O SUV com dois motores elétricos entrega 517 cv de potência e 71,4 kgfm de torque. Segundo o Inmetro, a autonomia é de 430 km por carga. Atualmente, o modelo custa R$ 525.800

BYD Tan
O Tan é o SUV topo de linha da fabricante chinesa. (Imagem: Divulgação/BYD)

4. BMW iX M60

O SUV da BMW também conta com uma grande bateria de 105,2 kWh de capacidade, 619 cv de potência, tração integral e 431 km de alcance por carga, segundo o Inmetro. O modelo com dois motores é o segundo mais caro, custando R$ 1.101.950.

BMW iX M60
O M60 é o carro elétrico mais potente já feito pela BMW. (Imagem: Divulgação/BMW)

3. Porsche Macan EV

O Porsche Macan elétrico abre o pódio com seus 100 kWh de bateria, 408 cv e 66,3 kgfm de torque. Segundo o Inmetro, a autonomia do modelo é de 443 km. O Macn também possui dois motores elétricos e custa hoje R$ 560.000.

Porsche Macan EV
O Macan é o segundo carro elétrico da Porsche. (Imagem: Divulgação/Porsche)

2. BMW i7 xDrive60

O BMW i7 tem bateria de 105,7 kWh e entrega 544 cv de potência e 76 kgfm de torque. O modelo com dois motores elétricos (um em cada eixo) tem autonomia estimada de 479 km, segundo o Inmetro. O preço é o mais salgado do ranking: R$ 1.321.950.

BMW i7 xDrive60
BMW i7 xDrive60. (Imagem: Divulgação/BMW)

Leia mais:

1. BMW iX xDrive 50

O carro elétrico com a maior autonomia hoje, segundo o Inmetro, é o BMW iX xDrive 50. O SUV conta com a maior bateria da lista, 111,5 kWh de capacidade, dois motores elétricos, 523 cavalos e 78 kgfm de torque. O alcance, segundo a instituição, é de 528 km. O utilitário sai atualmente a partir de R$ 899.950.

BMW iX xDrive 50
BMW iX xDrive 50. (Imagem: Divulgação/BMW)