Quais são os carros elétricos com maior autonomia no Brasil?

Lista baseada em dados oficiais do Inmetro te mostra quais são os carros elétricos que ficam mais tempo longe da tomada
Por Gabriel Sérvio, editado por Bruno Capozzi 29/08/2024 15h09, atualizada em 30/08/2024 21h49
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um dado importante que o comprador precisa conferir na hora de comprar um carro elétrico é a autonomia estimada. O número pode seguir diferentes padrões, como o global (WLTP) e o chinês, por exemplo, dependendo do fabricante.

No Brasil, o Inmetro cuida de padronizar essa informação desde o ano passado. A instituição atualizou a lista que revela quais são os modelos com a maior autonomia do país. Confira o “top 10” abaixo:

Os carros elétricos com maior autonomia do Brasil

10. Volvo C40

O Volvo C40 possui bateria com 78 kWh de capacidade, 408 cv de potência e 67,3 kgfm de torque. O SUV é o décimo na lista, com autonomia estimada de 385 km, segundo o Inmetro. O modelo parte atualmente de R$ 419.950.

Volvo C40
O Volvo C40 foi o primeiro modelo totalmente elétrico da marca sueca. (Imagem: Divulgação/Volvo)

9. BMW i5 M60 xDrive

O i5 M60 xDrive vem equipado com 81,2 kWh de capacidade de bateria, 524 cv de potência e 81 kgfm de torque. O modelo da BMW aparece em nono, com autonomia estimada de 392 km, segundo o Inmetro. O valor atual praticado no Brasil é R$ 759.950.

BMW i5 M60 xDrive
O BMW i5 M60 xDrive possui dois motores elétricos e tração integral. (Imagem: Divulgação/Volvo)

8. Kia EV5

O Kia EV5 usa um conjunto de baterias com 88,2 kWh de capacidade, 217,5 cv de potência e 31,6 kgfm de torque. O SUV possui autonomia estimada de 402 km, segundo o Inmetro, e custa atualmente R$ 399.990.

Ilustração do Kia EV5
O Kia EV5 desembarcou no Brasil em agosto de 2024. (Imagem: Divulgação/Kia)

7. Mercedes-Benz EQS450+

O SUV EQS450+ é alimentado por um conjunto de baterias de 89 kWh, possui 360 cv de potência e 57,9 kgfm de torque. A autonomia estimada pelo Inmetro é de 411 km. O modelo sai por R$ 939.900.

Mercedes-Benz EQS450+
Utilitário da montadora alemã é baseado no sedã EQS. (Imagem: Divulgação/Mercedes-Benz)

6. BMW i4 eDrive 40

O sedã da BMW usa um pacote de baterias de 81 kWh e vem com motor elétrico traseiro de 340 cv e 43,5 kgfm de torque. A versão eDrive 40 possui 422 km de autonomia, segundo o Inmetro, e custa R$ 525.950.

BMW i4 eDrive 40
BMW i4 eDrive 40. (Imagem: Divulgação/BMW)

5. BYD Tan

O BYD Tan, um SUV com dois motores elétricos, entrega 517 cv de potência e 71,4 kgfm de torque. Segundo o Inmetro, a autonomia é de 430 km por carga. Atualmente, o modelo custa R$ 525.800

BYD Tan
O Tan é o SUV topo de linha da fabricante chinesa. (Imagem: Divulgação/BYD)

4. BMW iX M60

O SUV da BMW também conta com uma grande bateria de 105,2 kWh de capacidade, 619 cv de potência, tração integral e 431 km de alcance por carga, segundo o Inmetro. O modelo com dois motores é o segundo mais caro, custando R$ 1.101.950.

BMW iX M60
O M60 é o carro elétrico mais potente já feito pela BMW. (Imagem: Divulgação/BMW)

3. Porsche Macan EV

O Porsche Macan elétrico abre o pódio com seus 100 kWh de bateria, 408 cv e 66,3 kgfm de torque. Segundo o Inmetro, a autonomia do modelo é de 443 km. O Macan também possui dois motores elétricos e custa hoje R$ 560.000.

Porsche Macan EV
O Macan é o segundo carro elétrico da Porsche. (Imagem: Divulgação/Porsche)

2. BMW i7 xDrive60

O BMW i7 tem bateria de 105,7 kWh e entrega 544 cv de potência e 76 kgfm de torque. O modelo com dois motores elétricos (um em cada eixo) tem autonomia estimada de 479 km, segundo o Inmetro. O preço é o mais salgado do ranking: R$ 1.321.950.

BMW i7 xDrive60
BMW i7 xDrive60. (Imagem: Divulgação/BMW)

Leia mais:

1. BMW iX xDrive 50

O carro elétrico com a maior autonomia hoje, segundo o Inmetro, é o BMW iX xDrive 50. O SUV conta com a maior bateria da lista, 111,5 kWh de capacidade, dois motores elétricos, 523 cavalos e 78 kgfm de torque. O alcance, segundo a instituição, é de 528 km. O utilitário sai atualmente a partir de R$ 899.950.

BMW iX xDrive 50
BMW iX xDrive 50. (Imagem: Divulgação/BMW)

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.