A Uber e a startup britânica de inteligência artificial Wayve anunciaram, nesta quinta-feira, uma parceria focada em tecnologia de direção autônoma. As informações são da CNBC.

Como parte do acordo, a Uber fará um investimento não revelado na Wayve, adquirindo uma participação minoritária. Esse investimento é uma extensão da rodada de financiamento da Série C de US$ 1 bilhão da Wayve, liderada pelo investidor japonês SoftBank e incluindo contribuições da fabricante de chips Nvidia e da gigante de software Microsoft.

publicidade

Alex Kendall, cofundador e CEO da Wayve, destacou que a empresa está desenvolvendo uma IA de direção “de propósito geral” capaz de suportar todos os níveis de automação em diversos tipos de veículos ao redor do mundo.

Ele expressou entusiasmo em colaborar com a Uber e com fabricantes de equipamentos originais (OEMs) para trazer essas tecnologias aos consumidores mais rapidamente.

uber
Parceria entre Uber e Wayve deve trazer avanços para o mercado dos apps de mobilidade – Imagem: JHVEPhoto/Shutterstock

Leia mais:

Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, mencionou que as duas empresas compartilham uma visão de transformar a mobilidade. Ele elogiou a abordagem avançada da Wayve em IA e seu potencial para criar um futuro com veículos compartilhados, elétricos e autônomos.

A Uber integrará a tecnologia AV2.0 da Wayve — uma solução baseada em algoritmos que utiliza dados do ambiente físico para direção autônoma — em seus veículos de consumo, oferecendo uma gama de recursos de direção automatizada.

O produto AV2.0 da Wayve é uma solução de IA completa que permite aos fabricantes equipar veículos existentes com assistência avançada ao motorista e recursos de direção autônoma de níveis 3 e 4, conforme definido pela SAE International.

Uber mira em futuro com carros autônomos

  • No futuro, a Uber pretende utilizar a tecnologia da Wayve para oferecer veículos autônomos através de seu aplicativo.
  • Anteriormente, a Uber possuía uma unidade própria de carros autônomos, mas vendeu a divisão para a Aurora Technologies em 2020, com um investimento adicional de US$ 400 milhões.
  • Recentemente, a Uber também anunciou uma parceria com a Cruise, outra startup de direção autônoma, e ofereceu viagens com veículos da Waymo, a spinoff de direção autônoma do Google, como parte de sua estratégia de colaboração com empresas do setor.
Futuramente, o Uber poderia começar a oferecer corridas em carros sem motorista – Imagem: salarko/Shutterstock