Para os amantes do famoso sanduíche de presunto, essa descoberta científica pode ser desanimadora. Uma equipe de pesquisadores internacionais associou o consumo de carne vermelha — tanto processada quanto não processada — ao risco de desenvolver diabetes tipo 2 em uma nova investigação. O hábito diário de comer o lanche apareceu como um dos fatores que mais elevam a chance de desenvolver a doença.

O estudo analisou dados de 20 países da Europa, Ásia, Américas e Pacífico Ocidental, disponibilizados pelo projeto InterConnect. A iniciativa fornece dados brutos de pesquisas anteriores para novas investigações.

publicidade
Peças de carne crua
O consumo de carne vermelha pode aumentar risco futuro de desenvolver diabetes tipo 2. (Imagem: Whitestorm/iStock)

Leia mais:

Consumo de carne vermelha pode elevar o risco de diabetes tipo 2

  • O consumo de carne vermelha, independentemente do nível de processamento, foi relacionado a um maior risco futuro de diabetes tipo 2.
  • Por exemplo, consumir o equivalente a cerca de duas fatias de presunto por dia está associado a um risco 15% maior ao longo de 10 anos.
  • Já um pedaço de bife — cerca de 100g não processadas — por dia pode aumentar em 10% o risco de desenvolver a doença.
  • Além da carne vermelha, a carne branca também parece apresentar seu perigo.
  • De acordo com a pesquisa na Europa, o consumo de 100 gramas de frango por dia foi associado a uma chance 8% maior de desenvolver diabetes em 10 anos.
Consumir cerca de duas fatias de presunto por dia pode aumentar o risco de diabetes em 15% — Imagem: Shutterstock/OlgaBombologna

Devo parar de comer carne vermelha para evitar o diabetes?

Apesar do estudo ter encontrado uma forte relação entre o consumo de carne vermelha e a diabetes, não existem evidências concretas que comprovem essa relação. Uma característica do alimento pode explicar e fortalecer a associação: ele é rico em ácidos graxos saturados, um dos causadores da resistência à insulina. No entanto, nada foi provado até o momento.

Novas pesquisas são necessárias para avaliar a descoberta. Até lá, os cientistas recomendam apenas diminuir o consumo de carne vermelha. Ou seja, não é preciso parar de comer aquele delicioso sanduíche de presunto, mas é aconselhável evitar o consumo excessivo.

Detalhes do estudo foram publicados na revista The Lancet Diabetes & Endocrinology.