Lightroom e Photoshop são ambos softwares que pertencem ao cobiçado Pacote Adobe: um conjunto de aplicativos utilizados para edição de imagem, vídeo, produção de conteúdo multimídia e muito mais.

Entretanto, ainda que cada programa tenha características similares, você sabe qual a diferença entre o Lightroom e Photoshop? E para o que cada um é indicado? Separamos algumas informações para responder a essas e outras dúvidas. Confira mais a seguir.

publicidade

O que são o Lightroom e o Photoshop, e para que servem?

Como informamos anteriormente, o Lightroom e o Photoshop são ambos programas de computador presentes no Pacote Adobe. Os dois aplicativos servem para a edição e manipulação de imagens, mas cada um possui indicações e público-alvo diferentes.

Ilustração do programa Lightroom (Imagem: Nova Legião/Divulgação)

O Lightroom é, quase sempre, recomendado para quem trabalha como fotógrafo. Isso porque esses profissionais precisam lidar com um grande contingente de imagens e o Lightroom oferece uma extensa variedade de ferramentas para auxiliá-los. Dentre as funções possíveis, podemos citar a capacidade de editar imagens (no quesito cor, brilho, desfoque, nitidez, balanço de branco, redução de ruído e várias outras funções avançadas), catalogar fotos, importá-las, classificá-las, organizá-las, criar marcadores, utilizar uma barra de busca para pesquisar fotos, etc.

Leia mais:

Além disso, ele também conta com uma edição não-destrutiva. Ou seja, as modificações feitas em uma imagem não vão alterar o arquivo original, visto que as alterações são guardadas como metatados. Em outras palavras, você pode reverter as modificações, se necessário.

imagem mostrando uma pessoa produzindo seus próprios ícones por meio do photoshop
Produção de ícones digitais no Photoshop (Imagem: Pexels).

Já o Photoshop é um aplicativo indicado para a edição e manipulação completa de imagens. Isso engloba a remoção e adição de backgrounds, o desenvolvimento de gráficos, a criação de ilustrações digitais, a criação de camadas de edição, composições e efeitos específicos dentro de uma imagem e muito mais.

As ferramentas, também, apresentam muitas diferenças, como a capacidade de selecionar partes específicas de uma imagem para aplicar mudanças pontuais, a clonagem ou criação de elementos, etc. Ele é mais indicado para quem trabalha pesado com edição, como web designers ou fotógrafos que precisam de uma edição mais detalhada do que o Lightroom pode oferecer.