O Brasil pode contar em breve com mais uma montadora de veículos elétricos. Desta vez, se trata da indiana Tata Motors, pertencente ao conglomerado local Tata Group, e que está negociando a construção de uma fábrica no estado de São Paulo.

Montadora pode assumir fábricas da Toyota

  • Segundo o secretário de desenvolvimento do estado de São Paulo, Jorge Lima, haverá uma rodada de negociações entre representantes do governo e executivos da Tata no mês de setembro.
  • Apesar das conversas ainda estarem em fase inicial, existe um otimismo entre as partes para o fechamento de um acordo.
  • Uma das possibilidades é que a montadora indiana assuma alguma das fábricas da Toyota no estado.
  • O espaço em São Bernardo do Campo está desativado desde o fim de 2023, enquanto o de Indaiatuba encerrará as operações até o fim de 2026.
  • As informações são do Automotive Business.

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Fábrica da Toyota em Indaiatuba pode se transformar no primeiro espaço de produção da montadora indiana no Brasil (Imagem: divulgação/Toyota)

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Carros elétricos populares e muito mais

A Tata Motors tem quase 80 anos de história e concentra suas operações em carros de passeio compactos e populares. A empresa é a responsável, por exemplo, pelo desenvolvimento do Nano, um microcarro produzido entre 2008 e 2018, e que tinha a fama de ser o “automóvel mais barato do mundo”.

Atualmente, a montadora produz o hatch e o sedã pequenos Tiagor e Tigor, além dos SUVs compactos Punch e Nexon, e dos SUVs médios Safari e Harrier. Desses, os quatro primeiros, justamente os menores e mais populares, possuem versões elétricas.

Tiago EV, da Tata Motors, estacionado e conectado a um carregador na parede
Tiago EV é um dos destaques da empresa indiana (Imagem: divulgação/Tata Motors)

Por outro lado, a indiana é dona da fabricante de luxo Jaguar Land Rover, que já opera no Brasil com uma fábrica para montar veículos no formato SKD (kits chegam prontos de fora e a montagem é finalizada aqui) em Itatiaia (RJ).

Ainda no mercado de veículos leves, a Tata Motors possui uma joint venture com a Stellantis para produção na Índia. Na área de veículos pesados, ela ainda conta com uma linha própria, bem como acordos com a sul-coreana Daewoo, além de ser dona de 49% da brasileira Marcopolo, que fabrica carrocerias de ônibus.