Após ser decidido que os astronautas da missão Starliner vão voltar à Terra apenas em 2025 com a SpaceX, a NASA agora bateu o martelo sobre o que vai fazer com a espaçonave da Boeing, que segue acoplada na Estação Espacial Internacional (ISS). Na noite da última quinta-feira (29), a agência espacial anunciou que a cápsula deve voltar no próximo dia 6 de setembro completamente vazia.

A expectativa é que o desacoplamento aconteça às 19h04 (horário de Brasília), da próxima sexta-feira (6). Algumas horas depois, a espaçonave deve descer de paraquedas no deserto do Novo México. Mas tudo isso ainda depende de fatores técnicos e do clima.

publicidade

Isso porque a nave não está com todos os propulsores funcionando perfeitamente no espaço, motivo pelo qual a NASA considerou mais seguro trazer a cápsula vazia e manter os astronautas mais tempo no espaço. Mas a expectativa é que o desacoplamento aconteça sem maiores problemas, abrindo espaço para a chegada da Crew Dragon, da SpaceX, que só deve deixar o laboratório espacial em fevereiro de 2025.

Foguete Atlas V, da ULA, lançando a missão tripulada inaugural da Starliner, da Boeing. Crédito: ULA

Starliner fez voo histórico, mas com problemas

O Teste de Voo Tripulado da Starliner – ou CFT, na sigla em inglês – foi lançado no dia 5 de junho, no topo de um foguete Atlas V, da United Launch Alliance (ULA), a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. Isso aconteceu após uma série de adiamentos.

Leia mais:

A última suspensão foi em razão de um vazamento de hélio na cápsula. O problema não foi entendido como tão grave, e a espaçonave decolou rumo à ISS. No trajeto, mais vazamentos de hélio foram identificados. A cápsula demorou mais de uma hora além do previsto para atracar no laboratório orbital.

Originalmente, os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams deveriam ficar uma semana no laboratório orbital. Agora, devem permanecer por cerca de 10 meses, retornando apenas em 2025. A nave da SpaceX será lançada ao espaço em setembro em uma missão tripulada, mas com dois assentos vazios — eles serão destinados para o retorno de Wilmore e Williams.