A Google Play Store está implementando uma nova funcionalidade muito esperada pelos usuários, que permite baixar múltiplas atualizações de aplicativos Android ao mesmo tempo. A atualização torna o processo mais eficiente.

Até recentemente, a Play Store permitia que os aplicativos fossem baixados e instalados apenas um de cada vez, o que podia tornar o processo de atualização lento e frustrante, especialmente quando havia uma longa lista de apps a serem atualizados.

publicidade
página do whatsapp na play store
Processo de atualização de aplicativos ficou mais simples em dispositivos Android. (Imagem: Hendra Susanto0311 / Shutterstock.com)

No início deste ano, segundo o 9to5Google, o Google começou a disponibilizar a funcionalidade de downloads simultâneos, mas com uma limitação: ela funcionava apenas para novas instalações de aplicativos.

Alguns usuários chegaram a relatar a disponibilidade de downloads simultâneos para atualizações de apps em abril, mas a funcionalidade desapareceu poucos dias depois para a maioria.

Play Store agora permite três downloads simultâneos

  • Agora, o Google Play Store permite o download simultâneo de atualizações, com relatos de usuários e múltiplos dispositivos confirmando a novidade.
  • Não está claro se a mudança é resultado de uma atualização do Play Store ou de uma alteração no servidor do Google, mas é uma adição bem-vinda para muitos usuários.
  • Atualmente, é possível baixar até três atualizações de aplicativos ao mesmo tempo.
  • Caso existam mais atualizações pendentes, elas serão colocadas em status de “Pendente” até que uma das três primeiras seja concluída.
  • Esse limite de três downloads simultâneos também se aplica a novas instalações de apps, que antes estavam limitadas a dois downloads por vez.

Em teste conduzido pelo Olhar Digital, foi possível atualizar três aplicativos de forma simultânea. Como mostra a imagem abaixo, Gmail, Google Meet e Planilhas Google estão atualizando, enquanto os demais seguem com status Pendente.

captura de tela da play store atualizando três aplicativos simultaneamente
(Imagem: Ana Luiza Figueiredo / Olhar Digital)