A Amazon deve lançar ainda em 2024 uma nova versão da Alexa “turbinada” com inteligência artificial. Segundo informações divulgadas pela Reuters, a empresa não usará uma IA própria, e sim o modelo Claude da Anthropic “para construir a melhor experiência para os clientes”.

A publicação acrescenta que versões iniciais da assistente de voz baseada em assinatura enfrentou problemas, como dificuldades com palavras e respostas aos prompts dos usuários.

publicidade

Nova Alexa enfrentou problemas

  • O desenvolvimento da nova tecnologia Alexa, apelidada de “Remarkable Alexa”, tem enfrentado problemas desde que foi anunciada oficialmente em setembro passado;
  • Segundo um membro da equipe de aprendizado de máquina da Alexa AI, a divisão estava “cheia de problemas técnicos e burocráticos”;
  • A assistente de voz, apesar de líder de mercado, também esbarra em maior concorrência de desafiantes como o Advanced Voice Mode do ChatGPT, o modo de bate-papo por voz do Google Gemini e até a Siri atualizada com Apple Intelligence.
Amazon Alexa
A Amazon investiu US$ 4 bilhões na Anthropic em 2023 com a promessa de que teria acesso antecipado à tecnologia de IA da empresa. (Imagem: Anna Quelhas/Shutterstock)

Leia mais:

Quando a nova Alexa será lançada pela Amazon?

Após atrasos no lançamento, a Alexa com IA será lançada provavelmente em meados de outubro. Os recursos esperados incluem: resumos diários de notícias gerados por IA, chatbot focado em crianças e ferramentas de compras, conforme uma reportagem do The Washington Post.

A Amazon deve colocar a novidade por trás de uma assinatura mensal paga em uma tentativa de tornar a assistente mais lucrativa, mas manteria a atual “Classic Alexa” disponível como um serviço gratuito.

Uma demonstração da nova Alexa será apresentada ao público durante o evento anual de dispositivos e serviços da Amazon, normalmente realizado em setembro.