Um PC gamer costuma ser uma verdadeira máquina: liga e desliga com velocidade, abre os aplicativos de forma fluida, suporta jogos e gráficos pesados, e ainda mantém todo esse ritmo por horas seguidas. Mas o que fazer quando o sistema de um computador gamer fica lento?

Geralmente, as causas para a lentidão são mais óbvias do que parecem e muitas vezes podem ser corrigidas. Para ajudá-lo a solucionar o problema, reunimos algumas possíveis causas do porquê seu PC gamer está lento. Confira mais informações a seguir.

publicidade

Superaquecimento

De forma geral, quando os dispositivos elétricos estão em funcionamento, eles esquentam –– alguns mais do que outros. No caso de um PC, quanto mais exigente for a tarefa que o usuário deseja executar, mais isso vai exigir do hardware e mais quente a máquina pode ficar.

a imagem ilustra um chip superaquecendo
Ilustração de um hardware superaquecedo (Reprodução: MyComputerWorks)

A esse calor excessivo damos o nome de superaquecimento, que é quando a temperatura atinge um nível alto o bastante para diminuir o poder de funcionamento do computador e até pode causar danos físicos aos hardwares. Esse fenômeno também pode ocorrer quando o computador já tem muitos anos e hospeda peças mais antigas.

O primeiro passo é você instalar um software que o auxilie a verificar e acompanhar o escalonamento térmico do seu hardware. Quanto ao segundo, você deve considerar o que é mais importante no momento: atualizar as peças ou comprar um sistema de resfriamento. Se optar pelo segundo, recomendamos os water coolers, pois são mais eficientes que os air coolers.

Instabilidade de internet

Com exceção da execução de softwares offline (como Word ou algum jogo que não necessite de conexão com a rede de internet), o problema da lentidão online pode ser causado exclusivamente pelo seu Wi-Fi ou conexão cabeada. Em outras palavras, a velocidade da sua internet compromete, de forma direta, a sua experiência online.

O mais indicado, caso o problema seja o Wi-Fi, é dar preferência à conexão cabeada. Em segundo lugar, você pode optar por reiniciar os dispositivos de internet (roteador e modem) ao retirá-los da tomada, esperar um minuto e só então reconectá-los. Por fim, tente uma atualização dos dispositivos e até do firmware.

Se nada disso funcionar, acione o sistema de suporte do seu provedor de internet.

Aplicativos rodando em segundo plano

Alguém já lhe disse que você não pode fazer tudo de uma vez? Pois bem, isso também se aplica aos computadores –– pelo menos, a maioria deles. Então, a não ser que você tenha um PC gamer perfeito, quase tão potente como um avião, provavelmente há muitos aplicativos rodando em segundo plano no sistema de software e isso está afetando o desempenho de forma geral; o que causa a lentidão.

imagem mostra o gerenciador de tarefas aberto no windows com vários aplicativos rodando em segundo plano
Imagem mostra vários aplicativos rodando em segundo plano (Reprodução: Pocket-Lit)

Para verificar se esse é o caso, clique na barra de pesquisa do Menu Iniciar e busque pelo programa “Gerenciador de tarefas”. O aplicativo irá mostrar todos os softwares em andamento: caso tenha algo aberto além do seu jogo e isso está sugando o seu PC, clique sobre ele com o botão direito do mouse e selecione “Finalizar tarefa”.

Leia mais:

Drivers gráficos desatualizados

Os drivers são uma parte essencial para o funcionamento correto de uma placa de vídeo e se eles estiverem desatualizados, então isso também pode colaborar para o comportamento lento do PC durante a execução de jogos.

Por isso, você deve identificar a fabricante e o modelo da sua GPU, pesquisar no site oficial as últimas atualizações de software disponíveis e baixá-las para aprimorar os drivers gráficos.

As configurações do jogo são excessivas

Alguns jogos foram tão bem trabalhados que a sua fotografia, frames, cores, luzes e brilho formam um gráfico bonito demais para ser verdade –– e é justamente esse detalhe que limita o desempenho do PC. Ou seja, mesmo que a sua máquina seja potente, ela ainda pode sofrer ao reproduzir um jogo, caso as configurações gráficas do game sejam excessivas.

Cena do jogo Cyberpunk 2077 (Imagem: Reprodução/CD Projekt Red)

Talvez, o melhor exemplo para isso seja o jogo Cyberpunk 2077: quando lançado, o game dava muito trabalho para ser jogado quando os gráficos eram maximizados. Em casos como esse, uma saída plausível para resolver o problema era diminuir a configuração gráfica do jogo para que o PC conseguisse processá-lo mais eficientemente.

Ainda, há outras alternativas, como softwares disponibilizados pelas fabricantes de GPU: o DLSS, da NVIDIA, utiliza inteligência artificial para “ensinar” ao PC qual a melhor taxa gráfica para rodar um jogo e ter bom desempenho. Há vários softwares que fazem o mesmo.

Processador ultrapassado

Não adianta ter o Windows mais moderno e com drivers atualizados, e uma placa de vídeo nova, potente e atualizada se o seu processador for ultrapassado. Claro, isso pode funcionar em alguns cenários, mas essa não é uma boa combinação.

Por exemplo: digamos que você tenha uma CPU Intel Core i3, uma RAM de 8 GB, e uma placa de vídeo RTX 3090 Ti. O mais recomendável seria adicionar mais memória RAM e trocar esse processador por um mais moderno. Se uma das peças for “apenas” boa e as outras “excelentes”, isso pode prejudicar o desempenho do computador ao executar algumas tarefas, como jogos. Então, o indicado é que o seu PC tenha peças de hardware que trabalhem bem juntas.