Toda semana, no Programa Olhar Espacial, exibimos duas imagens astronômicas que se destacaram na semana que passou. No momento, estamos exibindo uma série de programas em que mostraremos astrofotografias produzidas aqui no Brasil, por brasileiros. Confiram:

Complexo de Nebulosas em Órion

[ Créditos: Carlos Vasconcelos – Piatã, BA ]

A primeira imagem mostra uma das regiões mais bonitas do céu noturno. Um detalhe da Constelação de Órion que abrange o Cinturão de Órion, popularmente conhecido como Três Marias e a espada, onde está localizada a Grande Nebulosa de Órion. Também chamada de M42, a Nebulosa de Órion é uma das mais luminosas do céu e, nesta imagem, ela aparece no canto superior direito. Ao lado dela, a Nebulosa do Homem correndo. Mais ao centro, ao redor Alnitak, temos duas nebulosas muito visadas por astrofotógrafos, a da Cabeça do Cavalo, mais escura, e a da Chama, mais amarelada. No canto inferior esquerdo, um pedaço de uma gigantesca nebulosa remanescente de supernova chamada de Loop de Barnard. Todas elas estão localizadas entre 1300 e 1500 anos-luz de distância, na direção da Constelação de Órion. 

publicidade

Original em: https://www.apodbrazil.com/gallery/90 

Ocultação de Saturno

[ Créditos: Nyêrdsn Ferreira – Cajazeiras, PB ]

Já a segunda imagem é um registro espetacular de um fenômeno astronômico raro. No último dia 20 de agosto, O planeta Saturno e a Lua estiveram alinhados para alguns observadores aqui na Terra. Dependendo do local do mundo de onde se estivesse observando, os dois astros estariam muito próximos no céu ou, para alguns felizardos, a Lua ocultaria Saturno por um tempo. A imagem que estamos vendo é do momento em que o Gigante dos Anéis surge por trás da estreita faixa não iluminada da Lua visível naquela noite. A partir de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, além do alinhamento perfeito dos astros, também foi possível ver o alinhamento dos anéis de Saturno com o horizonte lunar, proporcionando esse registro fantástico e único da ocultação de Saturno.

Original emhttps://www.instagram.com/p/C_EfNXQJfUr/?igsh=eHZ6d2gwY2YzYTZy&img_index=1

APOD Brasil

As escolhas das Imagens Astronômicas desta Semana foram feitas a partir do site APOD Brasil (https://www.apodbrazil.com/), um portal mantido por astrônomos e entusiastas da fotografia, dedicado à divulgação das belezas do Cosmos. O APOD Brasil tem o objetivo de publicar uma fotografia astronômica a cada dia, divulgando o trabalho de brasileiros, e de outras nacionalidades, empenhados em revelar as maravilhas do nosso Universo. Os interessados em contribuir com o portal APOD Brasil, e também com as Imagens Astronômicas da Semana do Olhar Espacial, podem fazer isso através do formulário disponibilizado no site: https://www.apodbrazil.com/form