Concorrente do X, Bluesky teve um milhão de novos usuários em três dias

Brasil vai dominando a plataforma, herdando usuários que não conseguem mais usar o X devido à proibição da Justiça
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 02/09/2024 17h31
bluesky
Imagem: LanKS/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Bluesky tem visto um crescimento significativo em downloads e usuários após a suspensão do X no Brasil. A própria plataforma chegou a informar que, nos últimos dias, um milhão de novos internautas criaram perfis na rede social.

“Brasil, vocês estão quebrando recordes de atividade na Bluesky!” publicou a empresa. Bem-vindos a um milhão de novos usuários nos últimos três dias!!!”

Jay Garber, CEO do Bluesky, expressou sua satisfação com o crescimento, comentando: “Bom trabalho, Brasil, vocês fizeram a escolha certa.” Desde sua abertura total ao público em fevereiro de 2024, a plataforma já conta com mais de 7,6 milhões de usuários.

Leia mais:

“Agora este é um aplicativo brasileiro”, brincou a empresa na sua página oficial na plataforma, para receber bem todos os usuários do nosso país que migraram do X.

bluesky
Após bloqueio do X, brasileiros estão aderindo ao Bluesky em peso – Imagem: AliSpective/Shutterstock

Banimento do X beneficiou o Bluesky

  • A disputa em andamento entre Elon Musk e as autoridades brasileiras está centrada em questões de desinformação e conformidade legal.
  • Em abril, a situação escalou quando o juiz Alexandre Moraes ordenou a suspensão de várias contas do X acusadas de espalhar desinformação.
  • A crise se agravou quando o X não conseguiu nomear um novo representante legal no Brasil dentro do prazo estipulado pelo tribunal, resultando na suspensão da plataforma no país.
  • Alexandre de Moraes justificou a proibição com base na não conformidade do X com as leis brasileiras, particularmente sua incapacidade de conter a disseminação de desinformação.

Elon Musk, defensor declarado da liberdade de expressão, criticou o juiz brasileiro, acusando-o de minar a democracia. Após o encerramento das operações do X no Brasil, o tribunal baniu a plataforma e ameaçou usuários que tentassem contornar a proibição usando VPNs.

bluesky
Bluesky vai acolhendo os usuários que buscam um substituto para o X – Imagem: Primakov/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Ícone tagsTags: