Um código descoberto na última atualização do Android Auto estaria indicando que o Gemini, assistente de inteligência artificial (IA) do Google, será integrado ao sistema operacional para automóveis.

Segundo o Android Authority, a principal indicação dessa integração é a presença do ícone do Gemini, encontrado no código. Há também uma referência a “kitt”, que pode ser o nome da incorporação ao Android Auto, embora isso ainda não tenha sido confirmado.

publicidade

Outras referências encontradas, como “Iniciar conversa” e “GeminiLiveAssistantAction”, sugerem que o Gemini pode estar prestes a ser incorporado aos painéis de carros compatíveis com o Android Auto.

Gemini está em franca expansão

  • O Google tem integrado gradualmente o Gemini, substituindo o Google Assistente em vários aplicativos e dispositivos aonde a IA pode ser útil;
  • Embora ainda não haja confirmação oficial sobre o lançamento da IA no Android Auto, se a integração ocorrer, os usuários poderão interagir com o Gemini para obter respostas inteligentes e personalizadas;
  • Se a integração se concretizar, o Gemini pode oferecer assistência em viagens rodoviárias, como localizar pontos de parada próximos ou estimar o tempo de viagem, e, também, fornecer direções atualizadas usando o Google Maps para evitar desvios e perda de saídas.

Recursos avançados do Gemini podem estar chegando ao Android Auto, incluindo capacidade de conversar com o motorista (Imagem: dennizn/Shutterstock)

Leia também:

Para acessar todos os recursos do Gemini, os usuários precisarão de um plano Google One AI Premium, que atualmente, nos EUA custa US$ 20 por mês (cerca de R$ 105). Esse plano é atualmente a única forma de acessar o Gemini Advanced ou imagens de alta qualidade com o Imagen 3.

Como ainda não há confirmação do Google sobre a intenção de integrar o Gemini ao Android Auto, o prazo para que a tecnologia de IA esteja nos veículos com o sistema ainda é incerto.

Android Auto
IA em veículos com Android Auto pode trazer uma série de recursos atualizados (Imagem: Roman Vyshnikov/Shutterstock)

O que diz o Google

O Olhar Digital entrou em contato com o Google Brasil e espera retorno sobre o assunto. Caso a empresa se posicione, atualizaremos esta reportagem.