O preço de algumas assinaturas do Canva deverá aumentar significativamente no próximo ano, após a empresa intensificar o lançamento de novos recursos de IA generativa. As informações são do The Verge.

Para os clientes globais do Canva Teams, que é uma assinatura voltada para empresas e permite adicionar múltiplos usuários, os preços podem subir em até 300% em alguns casos. O Canva justifica o aumento pelo “valor expandido do produto” e pelos novos recursos de IA generativa incorporados à plataforma.

publicidade

Nos EUA, alguns usuários do Canva Teams estão vendo seus custos de assinatura saltarem de US$ 120 por ano para até cinco usuários para impressionantes US$ 500 por ano. No entanto, um desconto de 40% será aplicado, reduzindo o valor para US$ 300 nos primeiros 12 meses.

Alguns usuários que estavam em assinaturas de preços mais baixos não mais disponíveis agora serão transferidos para a nova estrutura de preços. Em abril, a empresa já havia alterado silenciosamente a oferta para novos assinantes do Teams para US$ 10 por mês por usuário e estabelecido um requisito mínimo de três usuários.

Leia mais:

Usuários insatisfeitos com os aumentos severos dos planos já cogitam cancelar suas assinaturas (Imagem: Canva)

Louisa Green, líder de comunicações do Canva, afirmou que os usuários existentes também serão adaptados a essa nova estrutura a partir de setembro “para refletir o preço atual do plano e o valor da nossa experiência expandida com o produto”.

Canva tem usado IA para ser uma ferramenta mais completa

  • O Canva lançou uma série de recursos de IA generativa, como o gerador de texto para imagem Magic Media e a ferramenta de extensão de plano de fundo Magic Expand.
  • Essas adições transformaram a plataforma de uma ferramenta voltada para design e marketing em uma solução de espaço de trabalho mais abrangente.
  • Embora o Canva tenha anunciado mudanças de preços semelhantes anteriormente, esses aumentos mais recentes parecem ter sido comunicados exclusivamente por e-mail aos clientes.
  • Outras camadas de assinatura, como Pro e Enterprise, não aparentam ser afetadas por essas mudanças.

Esse aumento de preços representa uma grande mudança para o Canva, que antes era conhecido como uma alternativa acessível ao software de design gráfico mais caro da Adobe. Muitos usuários criticaram os novos preços e alguns já anunciaram que pretendem cancelar suas assinaturas e migrar para aplicativos da Adobe.

canva
A empresa justifica os aumentos pelo valor agregado das novas ferramentas de IA generativa – Imagem: IB Photography/Shutterstock