Confira os destaques da edição desta terça-feira (03):

OAB questiona STF sobre multa para quem acessar o X com VPN

A Ordem dos Advogados do Brasil pediu ao Supremo Tribunal Federal que derrube a multa de 50 mil reais para pessoas e empresas que utilizarem tecnologias para manter o uso do X, como recorrer ao VPN. Pela decisão do ministro Alexandre de Moraes, qualquer um que usar a rede social em território nacional, está sujeito à multa. Como a OAB entrou com uma ação que discute a constitucionalidade da punição, o caso seria analisado no plenário do STF.

publicidade

Como as big techs estão adquirindo startups de IA sem comprá-las

Nos últimos meses, grandes empresas de tecnologia como Google, Microsoft e Amazon têm encontrado novas maneiras de garantir os melhores talentos e tecnologias de startups de inteligência artificial sem precisar comprá-las. A estratégia agora é, em vez de adquirir startups, focar nas licenças das tecnologias e na contratação dos principais especialistas delas. De brinde, por assim dizer, as big techs evitam problemas de fiscalização de órgãos reguladores e, ao mesmo tempo, se mantêm competitivas na corrida pela liderança em inteligência artificial.

Conheça a nova bateria com maior capacidade energética do mundo

A maior bateria do mundo será construída em breve nos Estados Unidos. Pelo menos este é o plano de uma startup de energia chamada Form Energy. O projeto promete diminuir o estresse na rede elétrica da região de Lincoln, uma cidade localizada no estado do Maine.

Google prepara sua IA para enfrentar desinformação nas eleições dos EUA

O Google tem implementado proteções adicionais contra desinformação nos produtos da empresa com inteligência artificial generativa. A ideia é preparar a tecnologia para enfrentar o período das eleições presidenciais nos Estados Unidos, que vão acontecer no dia 5 de novembro.

Fala AI: a IA quase governou uma cidade nos EUA

O segundo tema de hoje é bem curioso: eleitores de Cheyenne, capital do estado americano de Wyoming, estiveram diante de uma escolha incomum: a possibilidade de eleger um candidato a prefeito que prometia que um bot de inteligência artificial governaria a cidade. Victor Miller acabou derrotado. Fala mais pra gente sobre essa promessa de campanha tão distinta. E ainda: essa é uma ideia absurda ou uma tendência futura? Assunto para Roberto Pena Spinelli.

O Olhar Digital News vai ao ar de segunda a sexta-feira em nossas redes sociais!