Conheça o SUV elétrico que recarrega em apenas 15 minutos

Smart, marca que se destacou pelo menor carro do mundo, apresentou um SUV elétrico de médio porte com bateria rápida
Vitoria Lopes Gomez04/09/2024 06h50, atualizada em 05/09/2024 21h21
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Smart ganhou notoriedade no setor automotivo há alguns anos, quando lançou o menor carro do mundo. A marca mudou de rumo e, agora, anunciou seu primeiro SUV elétrico premium de médio porte. O que mais chamou atenção no lançamento, no entanto, foi a capacidade de carregamento: o modelo carrega em apenas 15 minutos, se tornando um dos mais rápidos já lançados.

O Smart #5, como foi batizado, está em processo de homologação para diversos países e ainda não tem data de estreia. Conheça.

SUV elétrico Smart #5 (Imagem: Smart/Divulgação)

Smart terá seu primeiro SUV elétrico premium

A Smart nasceu de uma parceria entre a Mercedes-Benz e a relojoeira Swatch. Em 2019, uma joint venture com a marca chinesa Geely mudou o rumo da empresa.

A nova parceria resultou na linha de SUVs elétricos Smart #1 e #3. Este ano, a Smart disponibilizou ao mercado um novo modelo para a família, o Smart #5, descrito como o primeiro SUV premium de médio porte da companhia.

Segundo o site Autopapo, o CEO da Smart para a Europa, Dirk Adelmann, destacou que o lançamento representa a expansão de mercado da empresa, para “diferentes estilos de vida e preferências na Europa e ao redor do mundo”.

A apresentação do Smart #5 aconteceu em um evento em Byron Bay, na Austrália.

SUV elétrico Smart #5 ao lado dos modelos Smart #1 e #3 (Imagem: Smart/Divulgação)

Como é o maior SUV elétrico da Smart até agora

Enquanto o Smart #1 tem 4,27 metros de comprimento e o #3 tem 4,40 metros, o Smart #5 mede 4,70 metros, algo próximo do Jeep Commander no Brasil (com 4,76 metros de comprimento). Internacionalmente, a intenção da marca é competir com o Tesla Model Y.

Alguns dos destaques do carro conceito se mantiveram na versão final e chamaram a atenção, como a bateria de 100 kWh e 800 Volts. Na prática, isso permite um carregamento de 10 a 80% da carga em apenas 15 minutos, se tornando um dos mais rápidos (se não o mais rápido) até agora. Para se ter uma ideia, o esportivo Porsche Taycan elétrico precisa de 18 minutos para alcançar 80% da carga.

Em relação à autonomia, o SUV elétrico roda 740 km antes de ter que parar para reabastecer, mas há um detalhe. Esse valor é para o ciclo CLTC chinês. No ciclo WLTP europeu, onde o modelo será lançado agora, a autonomia deve ser menor, de cerca de 550 km (seguindo o conceito).

Interior do SUV elétrico Smart #5 (Imagem: Smart/Divulgação)

Veja mais detalhes do SUV elétrico:

  • A versão chinesa conta com diferentes modelos de direção, para dentro e fora das cidades. Ainda não há informações sobre a versão europeia;
  • Na China, serão dois modelos com tração traseira e dois com tração integral. Por enquanto, a informação é de que o carro terá apenas uma bateria, o que pode mudar para a Europa;
  • Entre os detalhes do design, o Smart #5 tem luzes horizontais na carroceria angular, linhas tracejadas na dianteira e traseira, teto panorâmico com ajuste de opacidade e portas sem moldura, itens comuns dos modelos da Smart;
  • Em relação ao tamanho, o SUV elétrico premium tem 2,90 metros de distância entre-eixos, 72 litros de porta-malas dianteiro e até 1.530 litros de armazenamento traseiro (com os assentos recolhidos);
  • No interior, há um cockpit de 10,3 polegadas e duas telas adicionais de 13 polegadas, incluindo um display com realidade aumentada, assistente de voz, sistema de áudio e ar-condicionado que entra em operação sem precisar tirar as mãos do volante;
  • Os assentos são de couro e reclináveis.

Leia mais:

Modelo ainda não tem data de lançamento

Por enquanto, o Smart #5 está em homologação na União Europeia.

A data de lançamento não foi revelada e deve vir apenas depois dessa aprovação. De acordo com o Inside EVs, isso não deve acontecer antes de 2025.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.