A Smart ganhou notoriedade no setor automotivo há alguns anos, quando lançou o menor carro do mundo. A marca mudou de rumo e, agora, anunciou seu primeiro SUV elétrico premium de médio porte. O que mais chamou atenção no lançamento, no entanto, foi a capacidade de carregamento: o modelo carrega em apenas 15 minutos, se tornando um dos mais rápidos já lançados.

O Smart #5, como foi batizado, está em processo de homologação para diversos países e ainda não tem data de estreia. Conheça.

publicidade
SUV elétrico Smart #5 (Imagem: Smart/Divulgação)

Smart terá seu primeiro SUV elétrico premium

A Smart nasceu de uma parceria entre a Mercedes-Benz e a relojoeira Swatch. Em 2019, uma joint venture com a marca chinesa Geely mudou o rumo da empresa.

A nova parceria resultou na linha de SUVs elétricos Smart #1 e #3. Este ano, a Smart disponibilizou ao mercado um novo modelo para a família, o Smart #5, descrito como o primeiro SUV premium de médio porte da companhia.

Segundo o site Autopapo, o CEO da Smart para a Europa, Dirk Adelmann, destacou que o lançamento representa a expansão de mercado da empresa, para “diferentes estilos de vida e preferências na Europa e ao redor do mundo”.

A apresentação do Smart #5 aconteceu em um evento em Byron Bay, na Austrália.

SUV elétrico Smart #5 ao lado dos modelos Smart #1 e #3 (Imagem: Smart/Divulgação)

Como é o maior SUV elétrico da Smart até agora

Enquanto o Smart #1 tem 4,27 metros de comprimento e o #3 tem 4,40 metros, o Smart #5 mede 4,70 metros, algo próximo do Jeep Commander no Brasil (com 4,76 metros de comprimento). Internacionalmente, a intenção da marca é competir com o Tesla Model Y.

Alguns dos destaques do carro conceito se mantiveram na versão final e chamaram a atenção, como a bateria de 100 kWh e 800 Volts. Na prática, isso permite um carregamento de 10 a 80% da carga em apenas 15 minutos, se tornando um dos mais rápidos (se não o mais rápido) até agora. Para se ter uma ideia, o esportivo Porsche Taycan elétrico precisa de 18 minutos para alcançar 80% da carga.

Em relação à autonomia, o SUV elétrico roda 740 km antes de ter que parar para reabastecer, mas há um detalhe. Esse valor é para o ciclo CLTC chinês. No ciclo WLTP europeu, onde o modelo será lançado agora, a autonomia deve ser menor, de cerca de 550 km (seguindo o conceito).

Interior do SUV elétrico Smart #5 (Imagem: Smart/Divulgação)

Veja mais detalhes do SUV elétrico:

  • A versão chinesa conta com diferentes modelos de direção, para dentro e fora das cidades. Ainda não há informações sobre a versão europeia;
  • Na China, serão dois modelos com tração traseira e dois com tração integral. Por enquanto, a informação é de que o carro terá apenas uma bateria, o que pode mudar para a Europa;
  • Entre os detalhes do design, o Smart #5 tem luzes horizontais na carroceria angular, linhas tracejadas na dianteira e traseira, teto panorâmico com ajuste de opacidade e portas sem moldura, itens comuns dos modelos da Smart;
  • Em relação ao tamanho, o SUV elétrico premium tem 2,90 metros de distância entre-eixos, 72 litros de porta-malas dianteiro e até 1.530 litros de armazenamento traseiro (com os assentos recolhidos);
  • No interior, há um cockpit de 10,3 polegadas e duas telas adicionais de 13 polegadas, incluindo um display com realidade aumentada, assistente de voz, sistema de áudio e ar-condicionado que entra em operação sem precisar tirar as mãos do volante;
  • Os assentos são de couro e reclináveis.

Leia mais:

Modelo ainda não tem data de lançamento

Por enquanto, o Smart #5 está em homologação na União Europeia.

A data de lançamento não foi revelada e deve vir apenas depois dessa aprovação. De acordo com o Inside EVs, isso não deve acontecer antes de 2025.