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Temos visto se tornar rotineiro que alguns meios de comunicação, especialistas políticos e críticos de veículos elétricos (EVs) afirmem que as vendas de EVs estão em declínio e que a transição para emissões zero tem sido um fracasso. Mas também há quem argumente que as vendas estão em alta, apoiados por dados recentes.
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Um estudo da J.D. Power confirma essa visão otimista: as vendas de EVs estão realmente crescendo, embora a adoção da tecnologia esteja mais lenta do que o esperado.
Segundo a J.D. Power, vários fatores estão contribuindo para o crescimento mais modesto dos EVs. A empresa revisou suas previsões, reduzindo a participação esperada de EVs no mercado de carros novos dos EUA de 12% para 9% até o final de 2024. Contudo, a projeção para 2030 é de que os EVs representem 36% das vendas e 58% até 2035.
A principal razão para o ajuste nas previsões é o crescimento dos veículos híbridos plug-in (PHEVs), que têm ganhado mais atenção e agora representam 1,8% das vendas, um aumento em relação aos 0,6% registrados em 2020.
A J.D. Power acredita que o interesse por PHEVs é temporário, pois eles costumam ter uma satisfação do usuário mais baixa do que os veículos totalmente elétricos.
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Carregamento de EVs: obstáculo a ser superado
- Outra razão para o crescimento mais lento é a infraestrutura de carregamento.
- Embora o carregamento em casa seja popular, a infraestrutura de carregamento público ainda é considerada insatisfatória.
- As pontuações de carregamento público melhoraram, mas continuam longe do ideal.
- Por outro lado, há boas notícias: cerca de 66% dos motoristas poderiam considerar um EV como uma alternativa viável, pois a acessibilidade está melhorando.
A J.D. Power também observou que 72% dos EVs no mercado de massa são alugados, beneficiando-se dos incentivos fiscais, o que torna a compra de um EV mais acessível. A pesquisa mostra que 94% dos proprietários de BEVs (veículos totalmente elétricos) provavelmente comprarão outro EV no futuro, o que é um sinal positivo.
Apesar das dificuldades atuais, a J.D. Power acredita que o crescimento dos EVs continuará, desde que a infraestrutura de carregamento e a acessibilidade continuem a melhorar. Em resumo, apesar dos desafios, as vendas de EVs continuam a crescer, e quem diz o contrário está negando esta realidade.
