Análises realizadas por um grupo de cientistas em fósseis localizados na Espanha confirmaram que eles pertenciam a uma nova espécie de titanossauro, um dinossauro conhecido pelo seu pescoço gigantesco. Ainda segundo os pesquisadores, os restos datam entre 70 e 75 milhões de anos atrás.

Espécie era herbívora e quadrúpede

• O esqueleto foi encontrado em Cuenca, na Espanha.
  • A descoberta inspirou o nome dado para a nova espécie: Qunkasaura pintiquiniestra, que se refere a Cuenca, ao pintor espanhol Antonio Saura e à rainha Pintiquiniestra, que era um personagem do livro do século XVI Amadis da Grécia que aparece no romance do século XVII Dom Quixote.
  • Segundo os cientistas, este era um dinossauro saurópode, e tinha um corpo enorme, um pescoço muito comprido e uma cabeça pequena.
  • A espécie era herbívora e quadrúpede.
  • As descobertas foram descritas em estudo publicado na revista Communications Biology.
Fóssil de nova espécie de dinossauro encontrada na Espanha (Imagem: GBE-UNED)

Dinossauro tinha uma espécie de armadura na pele

A espécie Qunkasaura pintiquiniestra ainda apresenta osteodermas, escamas que cobriam parcialmente sua pele. A partir do fóssil localizado, os autores também foram capazes de identificar algumas características exclusivas, caso das projeções ósseas no pescoço.

Curiosamente, sua cauda compartilha uma característica vista em um grupo de titanossauros conhecidos como aeolossaurinos, típicos da América do Sul. Isso intrigou os pesquisadores, uma vez que não há evidência de nenhuma relação evolutiva entre as espécies. A teoria mais aceita é que isso seja uma característica esquelética compartilhada que evoluiu independentemente em diferentes linhagens.

Animal tinha proporções enormes (Imagem: GBE-UNED)

Os cientistas ainda revelaram que esta é a primeira vez que duas linhagens distintas de saltasauróides são descobertas na mesma localidade fóssil. Um desses grupos, denominado Lirainosaurinae, é relativamente conhecido na região ibérica, e caracterizado pelo pequeno e médio porte. Estes animais evoluíram em um ecossistema insular.

Já o Qunkasaura pertence a outro grupo de saurópodes, que era representado na Península Ibérica por espécies de médio e grande porte há 73 milhões de anos. Isso sugere que eles chegaram à região muito mais tarde do que outros grupos de dinossauros.