O Bluesky registrou mais dois milhões de usuários novos nos últimos quatro dias – período logo após a suspensão do X (antigo Twitter) no Brasil pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Mas usuários de outros países, como Argentina, Chile e Portugal, entram neste montante também.

Essa espécie de imigração de usuários fez do Bluesky o aplicativo mais baixado do Brasil. Ele superou até o Threads, da Meta. Ambos são considerados concorrentes do antigo Twitter por terem cara e propostas parecidas. E correm para preencher esse vácuo de poder.

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Após suspensão do X/Twitter no Brasil, mais de 2 milhões de usuários vão para Bluesky

Até segunda-feira (02), o Bluesky tinha divulgado que 2,11 milhões de usuários criaram conta na rede social ao longo de quatro dias. Para efeito de comparação, o mesmo período na semana anterior teve 26 mil cadastros.

Na terça-feira (03), a rede social informou ao site TechCrunch que o número já havia chegado a 2,4 milhões. E que continuava crescendo “a cada minuto”.

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Após suspensão do X no Brasil, Bluesky virou aplicativo mais baixado no país (Imagem: LanKS/Shutterstock)

De acordo com a empresa Appfigures, o total de downloads da Bluesky disparou 10.584% no último fim de semana em comparação com o anterior. E os downloads no Brasil aumentaram em 1.018.952%. Sim, você leu certo.

O crescimento do Bluesky parece estar tendo um efeito cascata. Isso porque os downloads fora do Brasil aumentaram 584%, segundo a Appfigures. Em termos de downloads absolutos, os países que mais viram instalações fora do Brasil incluíram os EUA, Portugal, Reino Unido, Canadá e Espanha.

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Crescimento do número de usuários do Bluesky no Brasil tem tido efeito cascata em outros países (Imagem: Primakov/Shutterstock)

No entanto, aqueles que tiveram o maior crescimento nos downloads foram Portugal, Chile, Argentina, Colômbia e Romênia. A maioria desse grupo saltou de um crescimento de dígitos simples para milhares de downloads.

Esse crescimento repentino levou alguns usuários a se depararem com erros ocasionais, indicando “Recursos Insuficientes” para lidar com as solicitações. Enquanto isso, engenheiros do Bluesky se esforçavam para manter os servidores estáveis diante do aumento de novas inscrições.