A Anthropic está lançando um novo plano de assinatura para seu chatbot de IA, Claude, voltado para clientes corporativos que precisam de mais controle administrativo e maior segurança. As informações são do TechCrunch.

O plano, denominado Claude Enterprise, irá competir com o ChatGPT Enterprise da OpenAI, que foi lançado há cerca de um ano.

publicidade

O Claude Enterprise permitirá que empresas integrem seus próprios conhecimentos ao chatbot da Anthropic. Isso permitirá que Claude analise informações, responda a perguntas, crie gráficos e páginas da web simples, ou funcione como um assistente de IA personalizado para a empresa.

Anthropic intensifica disputa com a OpenAI

  • A Anthropic, ao que tudo indica, tenta alcançar a OpenAI, oferecendo recursos semelhantes aos do ChatGPT.
  • Em maio, a empresa lançou o plano Claude Team, que permite que pequenas empresas colaborem em projetos, semelhante ao plano ChatGPT Team.
  • Além disso, a startup lançou aplicativos móveis do Claude para iOS e Android.
  • Agora, o Claude Enterprise está competindo diretamente com o ChatGPT Enterprise, que já é amplamente adotado por empresas.
O Claude é o assistente de IA da Anthropic
Preço do novo plano do Claude ainda não foi confirmado pela Anthropic (Imagem: gguy/Shutterstock)

O Claude Enterprise se diferencia em alguns aspectos importantes. A janela de contexto é de 500 mil tokens, permitindo processar até 200 mil linhas de código, dezenas de documentos de 100 páginas ou transcrições de áudio de duas horas em um único prompt. Em comparação, o ChatGPT Enterprise e o plano Claude Team oferecem janelas de contexto menores.

O plano também inclui recursos como “Projetos e Artefatos”, que são espaços de trabalho colaborativos onde os usuários podem carregar e editar conteúdo, e integração com o GitHub, facilitando a sincronização dos repositórios de código com o Claude. Essa integração pode ajudar em tarefas como atualizar novos engenheiros, criar novos recursos ou corrigir bugs.

Leia mais:

Assim como o ChatGPT Enterprise, o Claude Enterprise permite a designação de um proprietário principal para o espaço de trabalho, que pode gerenciar acessos e monitorar atividades para garantir segurança e conformidade. A Anthropic afirma que não treina seus modelos com dados de clientes do Claude Enterprise, protegendo segredos comerciais.

Embora a Anthropic não tenha divulgado o preço do Claude Enterprise, Scott White, líder de produto da empresa, disse ao TechCrunch que a opção será mais cara do que o plano Team (US$ 30 por mês por membro), devido às janelas de contexto maiores e limites de taxa mais altos.

A Anthropic tem trabalhado com clientes beta, como GitLab, Midjourney, IG Group e Menlo Ventures. A adoção mais ampla será crucial, pois os desenvolvedores de IA enfrentam pressão para reduzir os preços das APIs, e produtos como o Claude Enterprise precisam de adoção significativa para compensar os altos custos de operação.

openAI anthropic
O Claude Enterprise buscará ser concorrente forte para a OpenAI e sua versão do ChatGPT para empresas – Imagem: Ascannio/Shutterstock