O Google anunciou novidades para o Android 15 na terça-feira (03). Entre elas, está uma nova utilidade para o “Circule para Pesquisar”: buscar músicas. Na prática, vai funcionar de maneira parecida ao Shazam. Mas ele vai focar no que está sendo exibido (ou tocado) na tela do aparelho.
Já entre as outras novidades anunciadas pelo Google, estão: melhorias no TalkBack (agora fornece descrições detalhadas de imagens em áudio), leitura em voz alta no Chrome e atualizações no sistema de alertas de terremotos.
De ‘Circule para Pesquisar’ para músicas a leitura em voz alta no Chrome: novidades para Android 15
Para começar, a novidade à la Shazam do “Circule para Pesquisar”. A nova funcionalidade permite que o usuário pesquise músicas que está ouvindo sem sair do aplicativo que está usando. Isso pode ser útil, por exemplo, quando você estiver ouvindo música numa rede social e o nome dela não aparecer na postagem.
Para usar essa funcionalidade, o usuário terá que apertar e segurar o botão Home ou a barra de navegação e, em seguida, tocar no botão de música. O recurso identificará a música que está tocando e mostrará informações sobre ela, como o nome, artista e vídeo do YouTube (veja nesta demonstração).
Já o Chrome agora oferece uma funcionalidade de leitura de texto em voz alta, útil para quem prefere ouvir conteúdos em vez de lê-los. O usuário pode ajustar a velocidade, escolher o tipo de voz e idioma (veja aqui).
Leia mais:
- Google prepara sua IA para enfrentar desinformação nas eleições dos EUA
- Como deixar seu celular Android mais seguro
- Como controlar o celular Android pelo PC Windows
O TalkBack, voltado para pessoas com deficiência visual, agora utiliza modelos Gemini para gerar descrições de áudio detalhadas de imagens. Essa atualização facilita o acesso a informações que antes eram difíceis de interpretar, segundo o Google.
Por fim, o Android Earthquake Alerts System foi expandido para todos os estados dos EUA e seis territórios, oferecendo alertas antecipados em caso de terremotos. O sistema usa tecnologia de detecção colaborativa para avisar sobre a magnitude e a localização de tremores.