A transição dos veículos a combustão para os modelos eletrificados deve demorar mais do que o esperado. Pelo menos em relação aos produtos da Volvo. A empresa anunciou que está abandonando a meta de vender apenas carros totalmente elétricos até o final desta década.

O novo plano da Volvo

  • A montadora informou que agora pretende que os híbridos plug-in e os modelos puramente elétricos representem pelo menos 90% de suas vendas em 2030.
  • O restante da frota incluirá híbridos leves que dependem principalmente de um motor a combustão.
  • De acordo com um porta-voz da empresa, a mudança de planos não afetará os investimentos da empresa em carros totalmente elétricos.
  • Em comunicado, o CEO da Volvo, Jim Rowan, afirmou que a montadora continua convencida de que os eletrificados são o futuro, mas destacou que essa transição não será linear e que “os clientes e mercados estão se movendo em diferentes velocidades de adoção”.
  • As informações são da The Verge.
Volvo garante que não desistiu do elétricos, mas que transição deve demorar mais tempo (Imagem: Dan_Manila/Shutterstock)

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Queda na demanda por elétricos e aumento dos impostos

A mudança nos planos da montadora, de propriedade da chinesa Geely, é resultado dos temores causados pela queda na demanda por eletrificados na Europa. Países como Alemanha e Suécia suspenderam ou reduziram subsídios para o setor, o que levou fabricantes como a Mercedes-Benz e a Volkswagen a reavaliarem seus planos para o futuro.

A Volvo também foi afetada por um conflito comercial com Pequim em relação ao apoio à sua indústria de veículos elétricos. A empresa fabrica modelos elétricos no país asiático que estão sujeitos a tarifas nos Estados Unidos e na União Europeia.

veículos elétricos
Preocupações nos Estados Unidos e União Europeia afetam o mercado dos eletrificados (Imagem: Summit Art Creations/Shutterstock)

Em julho, a fabricante de veículos reduziu ligeiramente sua previsão de vendas de automóveis para este ano devido aos impostos da UE. Um mês antes, já havia adiado os envios de seu SUV EX30 para os EUA para o próximo ano, após Washington impor uma tarifa de mais de 100% sobre as importações de veículos elétricos chineses. A empresa também tem cortado empregos na Suécia para reduzir custos.