A NASA considera usar duas naves que atualmente estão encostadas para observar o asteroide Apophis. Também conhecido como asteroide 99942, o Apophis tem 340 metros de diâmetro e passará perto da Terra em 2029.

A agência espacial solicitou informações sobre como desenvolver uma “missão de reconhecimento” para o asteroide Apophis, conforme consta no site de contratos do governo federal dos EUA.

publicidade

Ainda segundo o que consta no site, essa missão seria liderada por uma entidade não pertencente à NASA. E utilizaria as espaçonaves Janus.

NASA sugere nova função às naves Janus: sobrevoar o asteroide Apophis

As espaçonaves Janus são duas sondas projetadas originalmente para serem lançadas junto à sonda Psyche da NASA, que decolou a bordo de um foguete Falcon Heavy da SpaceX em 13 de outubro de 2023.

Atrasos nessa missão fizeram com que as sondas Janus perdessem seus alvos – um par de asteroides próximos à Terra. Então, a NASA decidiu “encerrar o trabalho adicional na missão Janus” em julho de 2023. Agora, as sondas podem ganhar outra função.

Ilustração das sondas Janus da NASA
NASA considera usar sondas Janus para espiar asteroide Apophis antes de ele passar perto da Terra (Imagem: NASA)

O pedido de informações da NASA solicita que a indústria, a academia e outros pesquisadores proponham novas abordagens para usar as espaçonaves Janus para “demonstrar um sobrevoo de resposta rápida no Apophis”.

O objetivo da agência, segundo a solicitação, é aumentar o entendimento científico sobre o asteroide antes de sua aproximação à Terra, prevista para ocorrer em abril de 2029.

Sonda OSIRIS-APEX deixando a órbita da Terra rumo ao Sol para alinhar a rota até um encontro com o asteroide Apophis em 2029 (Imagem: NASA)

Em particular, a NASA busca propostas para “demonstrar e testar capacidades de sobrevoar e caracterizar um NEO [sigla em inglês para Objeto Próximo à Terra] perigoso”. O desafio é desenhar uma missão dessas com custo baixo e execução rápida.

Leia mais:

NASA e ESA se preparam para aproximação do asteroide Apophis com a Terra

  • O asteroide 99942 Apophis passará a 32 mil quilômetros da Terra, mais próximo que alguns satélites, em abril de 2029. Cientistas e empresas privadas propõem missões para investigar o asteroide;
  • Cinco anos antes da aproximação, cientistas propuseram missões para estudar o asteroide num workshop organizado pela Agência Espacial Europeia (ESA);
  • Na NASA, uma missão em planejamento é a OSIRIS APEX, que buscará observar mudanças na superfície e na órbita do Apophis causadas pela gravidade da Terra.