Alguns bloqueios de pesquisa nas plataformas da Meta costumam gerar questionamentos sobre o motivo que leva a empresa a barrar determinado termo. Esta semana, usuários notaram que pesquisar a palavra “negra” no Instagram ou no Threads resulta em um aviso de que o termo “pode estar associado com a venda de drogas”, no que seria uma ação com viés racista. As informações são do g1.

Testes realizados em diversos dispositivos, tanto celulares quanto computadores com contas configuradas em português, confirmaram a presença do alerta.

publicidade

A mensagem das redes sociais, ambas sob controle da Meta, afirma que “a venda, compra ou negociação de drogas ilícitas podem prejudicar você e outras pessoas” e oferece opções para denunciar ou buscar ajuda.

Leia mais:

O aviso que era exibido ao tentar pesquisar a palavra “negra” no Instagram ou no Threads – Imagem: Reprodução

No entanto, o aviso não aparece em buscas pela palavra “branca” ou suas versões no masculino (“negro” ou “branco”). Além disso, não há alertas semelhantes para termos diretamente relacionados a drogas, como “maconha” ou “cocaína”, que retornam conteúdos relacionados ao tema pesquisado.

Gíria americana poderia explicar bloqueio

  • Perfis no Bluesky sugerem que o problema pode estar relacionado a uma gíria americana para heroína, com a palavra “negra” sendo usada como uma expressão para a droga nos Estados Unidos.
  • A agência antidrogas dos EUA (DEA) confirma essa informação.
  • O Instagram, que também é responsável pelo Threads, afirma em sua Central de Ajuda que tem diretrizes para recomendar conteúdos e evitar recomendações questionáveis ou delicadas.
  • No entanto, a plataforma não esclarece por lá por que a palavra “negra” foi incluída nesse filtro.
threads
Relação de termo com venda de drogas gerou insatisfação nos usuários – Imagem: Adrian Tusar / Shutterstock.com

O que diz a Meta

Em nota, a empresa afirmou o seguinte: “Mais cedo, um problema técnico afetou a experiência dos usuários no Instagram e Threads. Resolvemos o problema o mais rápido possível e nos desculpamos por qualquer inconveniente”. A Meta não esclareceu, no entanto, sua política para filtrar palavras na busca.