Em junho, um jogo online “inútil” (e bem viciante) criou um novo desafio na internet: vencer um desafio online que parecia impossível de terminar. Para isso, bastava clicar para preencher 1 milhão de quadrados na tela. A tarefa parece até que simples, mas tem um detalhe: outros usuários jogavam ao mesmo tempo, podendo desfazer o progresso que você acabou de conseguir.

O Olhar Digital contou mais sobre o One Millions Checkboxes, o jogo em questão, neste link. Poucos meses depois, um desafio que parecia impossível foi concluído – e o site ganhou um desfecho trágico.

publicidade
One Million Checkboxes agora mostra um aviso: todas as 1 milhão de caixas foram preenchidas (Imagem: Olhar Digital/Reprodução de tela)

Jogo online parecia impossível de vencer…

O One Million Checkboxes foi criado em junho deste ano com um propósito: não ter propósito, apenas ser um passatempo divertido. Em entrevista ao Washington Post naquele mês, o criador da página, Nolen Royalty, explicou o que motivou a criação do site:

A internet deveria ter mais sites idiotas! A internet deveria ser divertida!

Nolen Royalty

Ele contou ao jornal que criou o jogo online (que ele mesmo chamava de “inútil) em dois dias e esperava que algumas centenas de pessoas participassem. Em poucos dias, já eram 500 mil jogadores.

Para jogar, bastava marcar e desmarcar caixas em tempo real, com um contador indicando quantas delas faltavam para chegar a 1 milhão e zerar o jogo. No entanto, como os milhares de usuários brincavam em tempo real, o seu progresso poderia ser arruinado por uma pessoa do outro lado do mundo. Tudo por diversão. Ou seja, contanto que houvesse usuários, o jogo online parecia invencível.

Veja uma demonstração de como o funciona em tempo real:

Mas não era

Parecia impossível de vencer, mas não era.

Durante o tempo que esteve no ar, o One Million Checkboxes fez a diversão de muita gente. De acordo com Royalty, foram mais de 650 milhões de cliques nas caixinhas e, em dias mais calmos, os jogadores conseguiam até desenhar na página combinando os espaços vazios e preenchidos.

Um exemplo peculiar foi quando um grupo de amigos começou a mandar mensagens codificadas uns para os outros no site. Outro, quando um usuário montou um GIF do ator Jake Gyllenhaal na página.

No entanto, algumas semanas depois que o jogo online foi ao ar, ele foi zerado. As 1 milhão de caixas haviam sido preenchidas, revelando um desfecho trágico.

Mulher cansada, com a cabela apoiada na mão esquerda, olhando para um celular em sua mão direita
Jogo online saiu do ar em tempo real, mas ainda é possível jogá-lo sozinho (Imagem: Prathankarnpap/Shutterstock)

Leia mais:

Jogo online chegou ao fim

  • Depois de algumas semanas de diversão, Royalty comunicou via e-mail que todas as caixas haviam sido preenchidas;
  • Inicialmente, ele achou que fosse um hacker, mas, quando percebeu que não, ficou orgulhoso do progresso;
  • O criador decidiu tirar o jogo online do ar, mas ainda é possível brincar sozinho (sem outros milhares de usuários atrapalhando) neste link.