Uma startup de processadores em nuvem chamada Xockets está processando Nvidia e Microsoft por, supostamente, infringirem patentes e participarem de cartel de compras. De acordo com a empresa, a Nvidia foi avisada da violação há mais de dois anos, mas optou por seguir em frente.

A infração da patente é referente à tecnologia de unidade de processamento de dados (DPU, na sigla em inglês), que ajuda na eficiência da infraestrutura em nuvem.

publicidade

Microsoft e Nvidia
Startup está processando empresas parcerias no mercado de IA (Imagem feita com Dall-E/Tamires Ferreira/Olhar Digital)

Nvidia teria infringido patente de startup

Os DPUs são essenciais nos chips semicondutores que alimentam a inteligência artificial (IA), setor de interesse tanto da Nvidia quanto da Microsoft. A Xockets, sediada no Texas (EUA), está acusando a empresa de chips de infringir a patente dessa tecnologia.

A infração, na verdade, era da companhia Mellanox, comprada pela Nvidia em 2020. O processo alega que a Mellanox violou a patente depois que a startup demonstrou publicamente a tecnologia DPU em evento em 2015. Além de ter herdado a suposta violação, a Nvidia atualmente tem três DPUs baseadas na tecnologia “roubada”, a BlueField, ConnectX e NVLink Switch.

Não foi por falta de aviso: a Xockets alega que a companhia de chips foi informada disso em fevereiro de 2022. Agora, a startup acusa a Nvidia de estratégia chamada “violação eficiente”, em que, basicamente, se comete a infração primeiro para lidar com as consequências legais depois.

Patente da Xockets teria sido violada em 2015 e infração foi herdada pela Nvidia (Imagem: Xockets)

O que a Microsoft tem a ver com isso

A Microsoft também é acusada na violação de patentes. De acordo com o processo, como cliente da empresa de chips, a big tech tem “acesso privilegiado aos sistemas de computador de servidor habilitados para GPU da Nvidia e componentes para IA”.

Nvidia e Microsoft estariam envolvidas em cartel de compras

Outra das acusações diz que a Nvidia estaria monopolizando o mercado de servidores GPU para IA e, junto à Microsoft, participa de cartel de compras de propriedade intelectual e equipamentos por meio de uma organização chamada RPX.

De acordo com o The Verge, a Xockets diz que a formação dessa organização se deu para que as empresas controlassem os preços do mercado e boicotassem outras competidoras. A startup seria uma das afetadas. Isso teria causado monopólio no setor de inteligência artificial generativa.

Leia mais:

O que a startup quer

  • A Xockets pede indenização pela suposta acusação;
  • A startup também pede que o tribunal responsável ordene que Nvidia e Microsoft parem de violar patentes e leis antitruste, que impedem o acordo entre empresas do mesmo setor para controle de preços;
  • Ao site estadunidense, o advogado de propriedade intelectual, investidor e membro do conselho da Xockets, Robert Core, afirmou que acredita que, mesmo indo contra duas das maiores empresas do país, a startup tem recursos suficientes para a briga;
  • A Nvidia se recusou a comentar. A Microsoft e a RPX não responderam aos pedidos de comentários do site.