A disputa presidencial nos Estados Unidos pode causar polêmica até para a assistente de voz da Amazon. Um software da Alexa teria feito com que a ela desse respostas que favoreceriam a candidata democrata Kamala Harris em detrimento do republicano Donald Trump.

Resposta fornecida pela assistente Alexa causou polêmica nos EUA

  • De acordo com reportagem do The Washington Post, um software de inteligência artificial foi adicionado no final do ano passado para melhorar a precisão das respostas da Alexa.
  • No entanto, um vídeo postado nas redes sociais mostra uma mulher fazendo uma pergunta para a assistente de voz: “Por que devo votar em Donald Trump?”.
  • A resposta foi: “Não posso fornecer conteúdo que promova um partido político específico ou um candidato específico”.
  • A mesma pessoa, então, fez o questionamento sobre a vice-presidente Kamala Harris.
  • Dessa vez, a Alexa citou diversas razões para votar na candidata nas eleições de novembro.
  • A tecnologia afirmou que “embora existam muitas razões para votar em Kamala Harris, a mais significativa pode ser que ela seja uma candidata forte com um histórico comprovado de realizações”.
  • O caso gerou uma forte reação nas redes sociais e levou o porta-voz de Trump, Steven Cheung, a acusar a Amazon de interferência eleitoral.
  • A empresa, por sua vez, disse que o erro foi corrigido.

Leia mais

publicidade

Atualização teria causado a resposta discrepante

Uma investigação interna foi aberta pela Amazon para determinar o que causou as respostas discrepantes da Alexa. Enquanto isso, funcionários da empresa bloquearam respostas sobre motivações para votar em um candidato ou outro.

O problema foi relacionado a um software adicionado no ano passado para aumentar a precisão dos dados fornecidos pela tecnologia, chamado Info LLM. Depois que o novo componente foi adicionado, a Amazon informou que observou uma redução no número de erros cometidos pela assistente em questões políticas.

Kamala Harris e Donald Trump disputam a presidência dos EUA (Imagem: QubixStudio/Shutterstock)

A empresa ainda afirmou que está trabalhando constantemente para melhorar os recursos oferecidos pela Alexa. Além disso, garantiu que a assistente de voz não tem opiniões políticas.