A Reuters trouxe nesta sexta-feira (06) uma matéria exclusiva em que revela que a Qualcomm está considerando a aquisição de partes do negócio de design da Intel para expandir seu portfólio, de acordo com fontes próximas ao assunto.

A Qualcomm está interessada especialmente nas unidades de design de PCs da Intel, que está enfrentando dificuldades financeiras e buscando vender ativos. No entanto, outras áreas, como o segmento de servidores da Intel, seriam menos relevantes para a Qualcomm.

publicidade

Embora a Qualcomm ainda não tenha abordado a Intel sobre uma potencial aquisição, e a Intel tenha reafirmado seu compromisso com o setor de PCs, as negociações estão em estágios preliminares e podem mudar.

O porta-voz da Intel destacou que a empresa está focada em seu negócio de PCs e que a Qualcomm não fez comentários oficiais sobre a situação.

Leia mais! 

A Intel tem passado por desafios financeiros – Imagem: Tada Images/Shutterstock

Dificuldades financeiras da Intel podem motivar negociação

  • Recentemente, a Intel teve um segundo trimestre difícil, com uma redução de 15% na equipe e uma pausa no pagamento de dividendos.
  • A receita do setor de PCs caiu 8% para US$ 29,3 bilhões no último ano, e a Intel está buscando maneiras de financiar seus planos de fabricação e gerar caixa.
  • A Qualcomm, com um valor de mercado de US$ 184 bilhões e conhecida por seus chips em smartphones, está estudando a compra de partes da Intel há meses, mas ainda não decidiu nada.
  • As ações da Qualcomm caíram 1,3%, enquanto as da Intel subiram 1% nas negociações pré-mercado.

A Intel lançou recentemente um novo chip de PC, o Lunar Lake, que promete desempenho superior para aplicações de IA e é fabricado pela Taiwan Semiconductor Manufacturing Co.

O conselho da Intel deve se reunir na próxima semana para discutir opções para reduzir operações e economizar custos, incluindo a possível venda da unidade de chip programável, chamada Altera.

Aquisição de partes da Intel vem sendo discutida na Qualcomm há meses (Imagem: nikkimeel/Shutterstock)