Na terça-feira (3), o Anemos, maior navio cargueiro a vela do mundo, realizou sua primeira jornada transatlântica. 18 dias após deixar o Porto de Le Havre, na França, o navio operado pela francesa TOWT chegou ao Porto de Newark, nos Estados Unidos, carregando 1.000 toneladas de champanhe, conhaque e geleia.

Entenda:

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  • O Anemos, maior cargueiro a vela do mundo, finalizou sua primeira jornada transatlântica na última terça-feira;
  • O navio partiu do Porto de Le Havre, na França, e levou 18 dias para chegar ao Porto de Newark, nos EUA, com 1.000 toneladas de carga a bordo;
  • A TOWT, operadora do cargueiro, busca usar as embarcações eólicas para reduzir a emissão de carbono na indústria do transporte de cargas e torná-lo mais econômico;
  • Durante o trajeto, o motor reserva do navio precisou ser utilizado e também foram realizados alguns ajustes na configuração e nas velas duplas com aparelhamento robotizado;
  • A empresa já encomendou novas unidades do navio cargueiro;
  • As informações são da AFP.
Cargueiro a vela é alternativa a porta-contêineres. (Imagem: Me dia/Shutterstock)

Com o alto custo do combustível e as crescentes preocupações com a preservação ambiental, a TOWT espera expandir o uso de veleiros de carga como uma alternativa aos tradicionais navios porta-contêineres, contando com a propulsão eólica para tornar o transporte mais ecológico e econômico.

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Empresa já encomendou mais unidades do cargueiro a vela

Em sua jornada até os Estados Unidos, o cargueiro Anemos encontrou alguns obstáculos no caminho. Como contou Hadrien Busson, capitão do navio, à AFP, o motor reserva precisou ser usado, e a embarcação também passou por alguns ajustes em sua configuração e nas enormes velas duplas – que contam com um sistema de aparelhamento robotizado.

Cargueiro a vela busca diminuir emissão de carbono no transporte de cargas. (Imagem: GreenOak/Shutterstock)

“Isso foi um pouco desafiador, tivemos que administrar a rota. Estamos melhorando o ajuste das velas”, disse o capitão do navio, que tem impressionantes 81 metros de comprimento e 63 metros de altura.

Também à AFP, Guillaume Le Grand, diretor executivo da TOWT, revelou que o cargueiro já está sendo bastante procurado. “São os maiores veleiros que existem, e estamos começando a deixar nossa marca. Nesta viagem estávamos cheios, e há uma forte demanda. Já encomendamos mais seis [navios].”