Após o pouso seguro da cápsula Starliner, a NASA realizou uma coletiva de imprensa às 2h30 (horário de Brasília) deste sábado para falar sobre a missão. Participaram do encontro:

  • Joel Montalbano, vice-administrador associado da Diretoria de Missões de Operações Espaciais, da sede da NASA;
  • Steve Stich, gerente do Programa de Tripulação Comercial, do Centro Espacial Kennedy da NASA;
  • Dana Weigel, gerente do Programa da Estação Espacial Internacional, do Centro Espacial Johnson da NASA.

Os participantes destacaram o sucesso da missão e do programa de tripulação comercial da NASA. Joel Montoo relembrou que eles aprenderam muito e ressaltou que “foi um pouso seguro e bem-sucedido, exatamente o que queríamos”.

publicidade

Falha em um propulsor e no sistema de navegação

Entre os aprendizados estão os propulsores da nave. No geral, eles tiveram um bom desempenho na maior parte do voo. No entanto, um dos propulsores não funcionou conforme esperado durante a reentrada na atmosfera. A redundância dos sistemas garantiu que a missão pudesse continuar sem maiores incidentes, mas a falha será investigada para futuras correções.

“Tivemos um pequeno problema com um dos propulsores durante a fase de entrada na atmosfera, que não respondeu como esperado. Vamos retirar esse propulsor e enviá-lo de volta ao fornecedor para análise”, explicou Steve Stitch, gerente do programa de tripulação comercial da NASA.

Além do problema com o propulsor que falhou durante a reentrada, houve problemas temporários com os sistemas de navegação SIGI 3 e SIGI 2 e preocupações com as temperaturas dos propulsores. Esses problemas não comprometeram o pouso seguro da Starliner, mas serão investigados mais a fundo para garantir a segurança e a eficiência em futuros voos.

Próximos passos do programa de tripulação comercial

Entre os próximos passos, está o planejamento do voo de rotação da tripulação. Embora a espaçonave tenha se comportado bem, ainda há incertezas sobre o caminho a se seguir, já que ainda não está definido se o próximo voo será ou não tripulado

“Estamos avaliando se o próximo voo será com tripulação ou se será necessário outro teste não tripulado… Precisamos de um pouco mais de tempo para definir isso”, explicou Steve Stitch.