Se depender de Elon Musk, a humanidade vai chegar à Marte em breve. O fundador da SpaceX disse no X (antigo Twitter) na noite deste sábado (7) que pretende lançar uma Starship para lá até 2026 e, caso os pousos sejam bem-sucedidos, voos tripulados podem acontecer nos próximos quatro anos. As previsões do bilionário não costumam ser muito precisas, mas mostram como ele está confiante nos planos da empresa.

As primeiras Starships para Marte serão lançadas em 2 anos, quando a próxima janela de transferência Terra-Marte for aberta. Elas serão destripadas para testar a confiabilidade do pouso intacto em Marte. Se esses pousos forem bem, os primeiros voos tripulados para Marte serão em 4 anos

Elon Musk 

Mas se você acha que os planos de Musk se limitam ao pouso, está enganado, o bilionário tem como objetivo colonizar o planeta, construindo uma cidade sustentável. “A taxa de voo crescerá exponencialmente a partir daí, com o objetivo de construir uma cidade autossustentável em cerca de 20 anos”, disse. 

publicidade

Leia mais:

“Ser multiplanetário aumentará enormemente a provável vida útil da consciência, pois não teremos mais todos os nossos ovos, literal e metabolicamente, em um planeta”, completou.

elon musk
Elon Musk (Imagem: Alessia Pierdomenico/Shutterstock)

Starship é o maior foguete do mundo e pode ir para Marte

Um verdadeiro gigante entre os foguetes, o Starship consiste em dois estágios – o propulsor Super Heavy e a espaçonave superior que dá nome ao colossal complexo veicular de 120 metros. A título de comparação, o icônico foguete Saturno V, usado nas missões Apollo, tinha 111 metros de altura, e, por sua vez, o Sistema de Lançamento Espacial (SLS), da NASA, mede 98 metros.

Conceito artístico de uma frota de foguetes Starship em direção a Marte, elaborado com Inteligência Artificial (Imagem: Flavia Correia via DALL-E/Olhar Digital)

Além do impressionante porte, o Starship tem ambições igualmente grandiosas. Projetado para transportar até 100 astronautas, o foguete visa facilitar voos interplanetários, incluindo missões à Lua e a Marte.