Em breve, você poderá comprar produtos antienvelhecimento para a pele feitos com um novo ingrediente: tripas de peixe. Um estudo recente descobriu que as entranhas de duas espécies de dourados possuem compostos poderosos capazes de combater não só rugas, como também manchas naturais da idade na pele.

A novidade foi descoberta por pesquisadores da Universidade Sungkyunkwan, em Seul, Coreia do Sul. Após investigação, os especialistas notaram que as bactérias encontradas nas entranhas de duas espécies de peixes — o sargo vermelho (Pagrus major) e o sargo preto (Acanthopagrus schleglii) — tinham propriedades capazes de inibir os efeitos do envelhecimento da pele.

publicidade
Pesquisadores descobriram compostos que inibiram a atividade da colagenase, enzimas associadas à formação de rugas. (Imagem: Gabriel Sérvio/Criada por DALL-E)

Como a tripa de peixe desacelera o envelhecimento?

  • Para a descoberta, pesquisadores examinaram metabólitos produzidos por bactérias que vivem nos intestinos de ambos os peixes;
  • Foram isolados 22 compostos para investigação dos efeitos de cada um em duas enzimas: a colagenase e a tirosinase, associadas à formação de rugas e à pigmentação da pele, respectivamente;
  • Os pesquisadores descobriram dois compostos que conseguiram inibir fortemente a atividade da colagenase em células de camundongo em mais de 30% sem causar nenhum dano tóxico às células;
  • Além disso, três compostos demonstraram propriedades de clareamento da pele devido à sua capacidade de inibir a atividade da tirosinase. 

Leia mais:

Com base nos resultados iniciais, os pesquisadores concluíram que esses compostos são agentes promissores contra rugas e clareadores da pele que podem ser adicionados a futuros produtos cosméticos. O estudo foi publicado na revista ACS Omega.