A cidade de São Paulo está entre as áreas mais afetadas pela baixa umidade. Crédito: Nelson Antoine - Shutterstock
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para 12 estados brasileiros e o Distrito Federal devido à baixa umidade. Imagens de satélite mostram uma mancha de ar seco de mais de de 3 mil quilômetros de extensão e largura sobre o Brasil.
A enorme mancha de secura se estende do Maranhão a Santa Catarina e do Rio Grande do Norte a Rondônia. Apenas os estados do Acre, Amapá, Roraima, Amazonas e Rio Grande do Sul não estão totalmente cobertos pela bolha de ar seco.
Os dados são captados em medições de satélite e foram divulgadas pelo site Windy, especialista em informações meteorológicas em tempo real, que apresenta vários tipos de medições de condições do clima de todo o planeta.
Segundo o Inmet, o fenômeno deve causar uma baixa ainda maior na umidade relativa do ar. O índice deve ficar entre 20% e 12% em vários estados e no Distrito Federal, onde há maior risco de incêndios florestais e problemas à saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça.
O Instituto Nacional de Meteorologia ainda emitiu ainda um alerta de ondas de calor para Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e parte de Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nesses locais as temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média. As informações são do UOL.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 10 de setembro de 2024 21:27