Pesquisadores da Universidade de Leeds, no Reino Unido, examinaram os resíduos produzidos em nível local em mais de 50 mil cidades e vilas em todo o mundo. O objetivo era determinar a quantidade de lixo plástico criada anualmente pela humanidade. Spoiler: o resultado é impressionante.

Sul Global é responsável pela maior parte do lixo

A equipe examinou apenas os resíduos que acabam em ambiente aberto, e não o plástico que vai para aterros sanitários ou é queimado adequadamente. A conclusão é que são produzidas 57 milhões de toneladas todos os anos no mundo.

publicidade

Este lixo plástico se espalha desde os oceanos mais profundos até o topo da montanha mais alta. Além disso, pode ser encontrado mesmo dentro dos nossos corpos, nos chamados microplásticos.

Lagos, na Nigéria, apresentou a maior poluição plástica do mundo, sendo seguida por Nova Delhi (Índia), Luanda (Angola), Karachi (Paquistão) e Al Qahirah (Egito). Ainda de acordo com os pesquisadores, a Índia lidera no quesito de geração de poluição plástica, produzindo 10,2 milhões de toneladas por ano, mais do que o dobro de Nigéria e Indonésia, que vem logo atrás.

A poluição por plástico está em todo lugar: rios, lagos, mares, cidades e até em áreas isoladas. Imagem: Vladislav Gajic/Shutterstock

A China aparece no quarto lugar, mas segundo o estudo vem fazendo grandes avanços na redução destes números. Os outros grandes poluidores são Paquistão, Bangladesh, Rússia e Brasil. Essas oito nações são responsáveis por mais da metade da poluição plástica do mundo.

O trabalho também apontou que mais de dois terços da poluição são provenientes do chamado Sul Global. No entanto, a equipe reitera que este é um problema global, e que os outros países não são exatamente um exemplo a ser seguido. As conclusões foram apresentadas em estudo publicado na revista Nature.

Leia mais

Grande quantidade de lixo plástico produzida pelo homem (Imagem: Joaquin Traverso Traverso/Shutterstock)

Poluição é “alarmante” e “descontrolada”

  • A fabricação de plásticos emite grandes quantidades de gases de efeito estufa que contribuem para as mudanças climáticas.
  • Especialistas que não participaram do estudo classificaram a quantidade de lixo plástico produzida no mundo anualmente como “alarmante”.
  • Segundo eles, o trabalho evidencia a falta de controle das autoridades.
  • No entanto, algumas críticas ao trabalho foram feitas.
  • Theresa Karlsson, consultora científica e técnica da Rede Internacional de Eliminação de Poluentes, afirmou que o comércio global faz com que os países ricos enviem o lixo para os mais pobres, o que não foi levado em conta pela pesquisa.