Confira o Olhar Digital News na íntegra (10/09/2024)

A ciência quer saber: o que são pontos vermelhos distantes no Universo antigo? Ainda nesta edição, demos dicas valiosas de segurança digital!
Bruno Capozzi10/09/2024 20h58, atualizada em 10/09/2024 21h32
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email


Veja os principais destaques desta terça-feira (10).

James Webb encontra centenas de “pequenos pontos vermelhos” no Universo antigo

Existe uma classe de galáxias no Universo antigo que se destaca pela capacidade de se camuflar, ora se apresentando como um objeto astrofísico, ora como outro. As galáxias dessa classe foram batizadas de “Pequenos Pontos Vermelhos” e foram descobertas por astrônomos utilizando o Telescópio Espacial James Webb.

Núcleo da Terra está desacelerando; e agora?

O núcleo interno da Terra gira de forma separada do planeta. Diversos estudos já analisaram este assunto e um dos mais recentes confirmou algo intrigante: esse núcleo interno da Terra está desacelerando.

Médicos realizam endoscopia remota com controle de PlayStation

Uma equipe de médicos usou um controle de PlayStation Move para realizar remotamente uma endoscopia em um porco vivo a 9.300 km de distância. O procedimento – que também envolveu uma biópsia da parede do estômago – envolveu dois operadores: um médico clínico na sala de cirurgia em Hong Kong, na Ásia, e um especialista remoto na Suíça, Europa.

É seguro comprar no Instagram? 8 dicas para se proteger

A tecnologia facilitou muito a vida e a rotina das pessoas, inclusive na hora de fazer compras. Basta ver a variedade imensa de lojas online atualmente. Acontece que, no mundo digital, também existem os golpes digitais. Um estudo recente, por exemplo, revelou que mais de 70% dos brasileiros já foram vítimas de pelo menos um golpe online. Entre os locais com maior incidência dos golpes estão as redes sociais, como o Instagram.

Nova e gigantesca turbina eólica é a “maior do mundo” (por enquanto)

A chinesa Mingyang Smart Energy, conhecida como “Myse”, para simplificar, é conhecida pelas instalações eólicas gigantescas em alto mar. E isso faz ainda mais sentido quando vemos que a empresa disse que instalou “a maior turbina eólica offshore de capacidade única do mundo” em Hainan, na China.

O Olhar Digital News vai ao ar de segunda a sexta-feira em nossas redes sociais!

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.