Os carros elétricos e híbridos chineses ganharam o mundo. Isso não é segredo para ninguém. As montadoras conseguem apresentar bons veículos, com tecnologia de ponta e preços mais acessíveis.

Mas e dentro da própria China? Você tem ideia de quem está liderando o mercado? Acertou quem respondeu a BYD. A greentech teve 5 modelos na lista dos 10 mais vendidos no país em 2023. Completam o pódio a Volkswagen e a Toyota.

publicidade

Leia mais

A BYD, porém, tem uma boa vantagem sobre os seus adversários. Continua na frente em 2024 e vai muito bem também nos mais diversos segmentos. O de sedãs de luxo, por exemplo.

O BYD Han é um campeão de vendas – e deve continuar assim por mais uma temporada. A empresa acaba de apresentar a versão 2025 do carro – e ela traz algumas boas novidades. A melhor delas é o preço ainda menor, para continuar batendo seus concorrentes locais.

Novo Han tem versões elétrica e híbrida na China

  • A BYD até trouxe o Han para o Brasil, mas por aqui eles vendem apenas a versão elétrica.
  • Na China, por outro lado, os consumidores contam também com uma variante híbrida, que vem com o sistema DM-i de quinta geração, que combina um motor 1.5 turbo de 156 cv a outro elétrico de 272 cv.
  • Segundo o ciclo de medição chinês, o Han híbrido plug-in é capaz de fazer até 26,3 km/l, com autonomia máxima combinada de 1.350 km pelo ciclo CLTC.
  • Já na aceleração, a BYD divulga um tempo de 0 a 100 km/h de 6,9 s.
  • As versões elétricas, por sua vez, vem com diferentes opções de baterias, cujos alcances variam entre 506 km e 701 km no ciclo CLTC.
  • Todas as baterias, aliás, são de tecnologia Blade, da BYD, que prometem um carregamento rápido de 0 a 800% em apenas 30 minutos.
  • No interior, a versão 2025 vem com um sistema multimídia com tela sensível ao toque de 15,6 polegadas e 2,5K oferece suporte a várias funções interativas, incluindo comandos de voz e navegação 3D.
O painel interno do Han 2025 é clean, bonito e funcional – Imagem: Divulgação/BYD
  • Os bancos do motorista e do passageiro dianteiro são equipados ainda com sistemas de massagem de 10 pontos.
  • Além disso, o Han apresenta um sistema de som Dynaudio de 12 alto-falantes projetado para fornecer áudio de alta qualidade.
  • O Han 2025 apresenta também o sistema DiPilot 300 da BYD com LiDAR e Nvidia Orin-X, oferecendo assistência de pilotagem em rodovias e áreas urbanas.
  • Ele também inclui, por fim, o sistema de suspensão inteligente DiSus-C, que possibilita o modelo ser ajustado para conforto ou estabilidade.

Preço e condições

Como dissemos, essa é a melhor parte – para o público chinês. A versão mais básica do híbrido ficou 4.000 yuans mais barata.

A ideia é que o sedã continue liderando no mercado doméstico, superando concorrentes fortes, como o Xiaomi SU7 e o Geely Galaxy E8.

Imagem: Divulgação/BYD

O Han 2025 híbrido sai a partir de 165.800 yuans até 225.800 yuans (R$ 130.163 e R$ 177.267, respectivamente).

Já o elétrico puro custa a partir de 179.800 yuans (R$ 141.154). A versão topo de linha sai a 235.800 yuans (R$ 185.117).

Lembrando que essa conversão não condiz com os preços do mercado brasileiro. Por aqui, o BYD Han (que não é a versão 2025) sai por mais de R$ 500 mil.

As informações são do Inside EVs.