O Google anunciou novos recursos para o Chrome com objetivo de ajudar usuários a organizar (e não se perder, seja na organização ou no caos das) abas abertas no navegador. E as novidades valem tanto para a versão do Chrome para celular quanto para computador.

Entre as novidades, está a chegada do agrupamento de abas à versão do Chrome para iPhone e iPad. Também vale destacar que o navegador vai sincronizar as abas salvas entre aparelhos móveis (celulares e tablets) e computadores. As informações constam numa postagem no blog do Google.

publicidade

De grupos de abas para iPhone a sincronização entre celulares e computadores: as novidades do Chrome

Após a atualização do Chrome, os usuários de iPhone e iPad poderão acessar os grupos de abas ao abrir a grade, apertar e segurar uma aba e selecionar “Adicionar Aba a Novo Grupo”.

Montagem com captura de tela de grupo de abas criado na versão do Google Chrome para iPhone
Vai dar para criar grupos de abas no Chrome para iPhone (Imagem: Reprodução/Google)

Nomes e cores personalizados poderão ser atribuídos aos grupos de abas criados (veja acima). Isso é útil para mantê-los organizados e facilmente identificáveis. Na prática, coloca ordem no caos.

Outra novidade, esta relacionada a princípio ao Chrome para Android e desktop, é a sincronização dos grupos de abas salvos entre vários dispositivos. Isso deve ajudar os usuários a acompanhar qualquer atividade em andamento sem perder trabalho ou abas específicas.

Montagem com capturas de tela do Google Chrome mostrando sincronização de grupo de abas entre celular e computador
Chrome vai sincronizar grupos de abas entre celular e computador do usuário (Imagem: Reprodução/Google)

Por exemplo, se os usuários do Chrome começarem a planejar uma viagem no celular, poderão agrupar essas abas abertas e sincronizá-las automaticamente com a conta do desktop, caso queiram continuar numa tela maior (veja acima). Essa novidade também chegará ao Chrome para iPhone em breve.

Leia mais:

O Chrome também testa um recurso que sugere proativamente sites abertos em outros dispositivos, o que deve reduzir a necessidade de adicioná-los aos favoritos.

Montagem com captura de tela do Google Chrome no celular mostrando sugestão de aba
Chrome vai sugerir num dispositivo aba acessada pelo usuário em outro dispositivo (Imagem: Reprodução/Google)

O recurso experimental – disponibilizado “nas próximas semanas” – vai direcionar os usuários a revisitar páginas específicas ao abrir uma nova aba no Chrome, seja no Android, iOS ou computador (veja acima). No entanto, o Google não forneceu uma data exata de quando o recurso chegará ao navegador.