Imagem: JOURNEY STUDIO7/Shutterstock
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou a ampliação do uso do número 0303 para sinalizar as chamadas indesejadas. A partir de agora, todas as empresas ou organizações que realizam mais de 10 mil chamadas diárias deverão adotar o prefixo. As novas regras entram em vigor a partir do dia 5 de janeiro de 2025.
Até agora, o uso do prefixo 0303 era aplicável apenas às empresas de televendas. Com a mudança, a norma deverá ser aplicada por qualquer empresa ou entidade responsável por grandes volumes de chamadas, independentemente do motivo.
Um estudo realizado pela Anatel identificou que o volume intenso de chamadas é gerado por poucas empresas, que usam as redes de telecomunicações de maneira desordenada e se aproveitam do anonimato para insistir com chamadas indesejadas pelos consumidores. A ideia é que as novas regras diminuam o número de ligações indesejadas, beneficiando a população em geral.
A Anatel ainda oferece uma alternativa para originadores de grandes volumes de chamadas que não queiram aderir ao 0303: a Origem Verificada. Com essa opção, que ainda está em fase de testes, o consumidor verá na tela de seu telefone, além do número, um selo indicando que o número chamador passou por camada extra de segurança quanto a sua origem, acompanhado dos dados de identificação da empresa que realizou a chamada.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 11 de setembro de 2024 21:16