TikTok é fonte confiável de informações? Estudos preocupam

Novo relatório revela como os usuários lidam com informações falsas e tendenciosas na plataforma, enquanto eleições dos EUA estão chegando
Leandro Costa Criscuolo12/09/2024 05h23, atualizada em 19/09/2024 20h38
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À medida que os americanos digerem o debate presidencial recente, muitos estarão acompanhando as repercussões através do TikTok. Apesar da batalha legal sobre o futuro do aplicativo, ele continua a ser uma fonte influente de notícias, especialmente entre os jovens.

Em junho, a Pew Research mostrou que o TikTok está se tornando uma fonte de notícias cada vez mais popular para adultos de 18 a 29 anos, e o apoio a uma possível proibição do aplicativo caiu para 32%.

Com a aproximação da eleição, a crescente influência do TikTok levanta preocupações sobre sua confiabilidade como fonte de informação.

Em 2022, a NewsGuard encontrou desinformação em um em cada cinco vídeos sobre tópicos polêmicos no TikTok. No entanto, especialistas em alfabetização jornalística, como Claire Wardle da Universidade Cornell, observam que os problemas de desinformação no TikTok podem ser mais sutis do que se pensava.

Como usuários filtram o que consomem no TikTok

  • Um novo relatório da Weber Shandwick Collective revela que, embora muitos usuários reconheçam que o TikTok pode conter informações enganosas, eles desenvolveram métodos para filtrar e verificar a informação.
  • Alguns recorrem a pesquisas externas, enquanto outros confiam nos comentários e em vídeos adicionais no próprio aplicativo.
  • Muitos usuários também valorizam a diversidade de vozes e a personalização da página “Para você”, embora isso possa criar um ciclo que reforça preconceitos pessoais.
O TikTok está se tornando uma fonte vital de notícias para jovens eleitores – Imagem: Shutterstock/BINK0NTAN.

A diretora do News Literacy Project, Hannah Covington, expressa preocupações sobre a confiança excessiva dos usuários em sua capacidade de verificar fatos, especialmente quando as informações confirmam suas crenças.

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À medida que a eleição se aproxima, tanto Donald Trump quanto Kamala Harris têm aproveitado o TikTok para engajar eleitores, com o conteúdo gerado pelos seguidores muitas vezes influenciando mais do que as postagens oficiais dos candidatos.

A plataforma também está ampliando seus esforços para melhorar a alfabetização midiática dos usuários em preparação para a eleição de 2024.

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Especialistas alertam para os desafios de combater desinformação em um TikTok que cada vez mais é usado pelos jovens como fonte – Imagem: XanderSt/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.