Imagem: Mozgova/Shutterstock
O inverno no Hemisfério Sul, que vivemos agora, promove um dos espetáculos ocultos mais impressionantes da natureza. Você provavelmente sabe o que é uma estalactite. São aquelas estruturas minerais pontiagudas que descem do teto de uma caverna em direção ao solo. Mas você sabia que elas existem também no mar?
O formato e a lógica são bem parecidos, mas o nome é diferente. Você pode chamá-la de brinícula ou de “dedos da morte”. É um fenômeno submarino raro que foi documentado pela primeira vez em 1974 apenas. Os cientistas sabiam do que se tratava, mas nunca conseguiram registrar imagens.
Leia mais
Em 2017, porém, a britânica BBC exibiu o fenômeno no seu documentário Earth’s Great Seasons. O vídeo é belíssimo – e deixa muito claro o motivo desse nome de “dedos da morte”:
Pois é! As ramificações se parecem com dedos e, quando ele toca em algo, isso congela na mesma hora. E as estrelas do mar que apareceram no vídeo, por exemplo, morreram.
Você pode acompanhar esse e outros fenômenos no documentário Earth’s Great Seasons, da BBC. Ele está disponível atualmente no streaming apenas para assinantes da Apple TV.
As informações são do IFL Science.
Esta post foi modificado pela última vez em 16 de setembro de 2024 17:39