Queimadas: fumaça sobre o Brasil pode ser vista do espaço

Imagens de satélite da NASA, mostram uma coluna de fumaça se deslocando do noroeste em direção ao litoral do sudeste do Brasil
Alessandro Di Lorenzo16/09/2024 17h28
terrra-nasa-1-1920x1080.png
Imagem: DSCVR/NASA
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Existe tanta fumaça sobre o Brasil que o fenômeno pôde ser avistado a mais de um milhão de quilômetros da Terra. Imagens do satélite Deep Space Climate Observatory (DSCOVR), da NASA, mostram o efeito das queimadas que afetam boa parte do país. Uma coluna de fumaça é observada se deslocando do noroeste ao litoral do sudeste brasileiro.

Satélite está localizado a 1,5 milhões de quilômetros da Terra

O satélite foi lançado pela NASA em 2015. Ele foi projetado para monitorar tanto o clima espacial quanto o ambiente da Terra e está localizado no ponto de Lagrange 1 (L1), a cerca de 1,5 milhões de quilômetros, entre o nosso planeta e o Sol. Este ponto está em equilíbrio gravitacional, permitindo que o equipamento mantenha uma posição estável para observações contínuas.

Equipado com uma variedade de instrumentos, o DSCOVR coleta dados essenciais sobre o ambiente espacial e o clima da Terra. O Magnetometer (MAG) e o Plasma Wave Instrument (PWI) medem o campo magnético e as partículas carregadas no vento solar, enquanto os instrumentos EPI-Hi e EPI-Lo monitoram as partículas energéticas.

Pessoas andando na rua de uma cidade encoberta por fumaça de queimadas
Fumaça das queimadas está prejudicando qualidade do ar em diversas cidades brasileiras (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Já a Earth Polychromatic Imaging Camera (EPIC) captura imagens detalhadas da Terra, fornecendo informações sobre a atmosfera e a superfície do planeta. Entre elas está o retrato das queimadas no Brasil.

Todas estas informações coletadas são fundamentais para monitorar mudanças climáticas, crescimento da vegetação e cobertura de nuvens, fornecendo dados valiosos sobre o ambiente terrestre. As informações são de O Globo.

Leia mais

Helicóptero ajudando no combate às queimadas em floresta no Brasil
Incêndios estão consumindo milhões de quilômetros de vegetação no Brasil (Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil)

As queimadas no Brasil

  • O Brasil enfrenta uma severa seca, o que tem aumentado a chance de queimadas em diversas regiões do país.
  • Diversas cidades já registram uma piora importante da qualidade do ar.
  • Isso é resultado da fumaça que está se deslocando para o Sul do Brasil com os ventos.
  • De acordo com dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foram registrados 7028 focos de queimadas no país nos últimos dias.
  • Em julho e agosto, o número bateu recorde em diversos locais, inclusive na Amazônia, onde o nível de chuva está abaixo do normal, afetando as bacias hidrográficas e deixando a vegetação ainda mais suscetível ao fogo.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.