Pilares da Criação e Pequena Nuvem de Magalhães nas imagens astronômicas da semana

As escolhas das Imagens Astronômicas desta Semana foram feitas a partir do site APOD Brasil
Por Marcelo Zurita, editado por Lucas Soares 16/09/2024 18h16, atualizada em 04/01/2025 16h35
unnamed-7-1920x917.png
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Toda semana, no Programa Olhar Espacial, exibimos duas imagens astronômicas que se destacaram na semana que passou. E na última semana, apresentamos mais duas imagens de uma série em que mostraremos astrofotografias produzidas aqui no Brasil, por brasileiros. Confiram:

Pilares da Criação

[ Créditos: Rodrigo Maeda – Valparaíso, SP ]

A primeira imagem mostra a beleza da Nebulosa da Águia ou M16, um aglomerado estelar aberto cercado por uma nebulosa escura e gases que refletem a luz de estrelas jovens e quentes em seu centro. No coração da Nebulosa da Águia, está localizada uma formação nebular em forma de pilares que concentra uma grande quantidade de poeira cósmica conhecida como “Pilares de Criação”. Um verdadeiro berçário estelar, repleto de casulos onde a gravidade está concentrando os gases para dar origem a novas estrelas. A Nebulosa da Águia está localizada a 7 mil anos-luz de distância, na direção da Constelação da Serpente. 

Original em: https://www.apodbrazil.com/gallery/104 

Pequena Nuvem de Magalhães

[ Créditos: Bruno Rota Sargi – Araraquara, SP ]

Já a segunda imagem é um registro espetacular da Pequena Nuvem de Magalhães, uma galáxia irregular satélite da Via-Láctea localizada a cerca de 200 mil anos-luz de distância entre as constelações do Tucano e da Hidra. Os astrônomos acreditam que a Pequena Nuvem de Magalhães era uma galáxia espiral barrada que teria sido deformada pela gravidade da Via Láctea. Nesta imagem, foram evidenciadas suas diversas regiões de formação estelar que são nebulosas de gás e poeira que ajudam a gerar algumas das centenas de milhões de estrelas que compõem a galáxia. 

Original em: https://www.apodbrazil.com/gallery/94 

Leia mais:

APOD Brasil

As escolhas das Imagens Astronômicas desta Semana foram feitas a partir do site APOD Brasil (https://www.apodbrazil.com/), um portal mantido por astrônomos e entusiastas da fotografia, dedicado à divulgação das belezas do Cosmos. O APOD Brasil tem o  objetivo de publicar uma fotografia astronômica a cada dia, divulgando o trabalho de brasileiros, e de outras nacionalidades, empenhados em revelar as maravilhas do nosso Universo. Os interessados em contribuir com o portal APOD Brasil, e também com as Imagens Astronômicas da Semana do Olhar Espacial, podem fazer isso através do formulário disponibilizado no site: https://www.apodbrazil.com/form 

Marcelo Zurita
Colunista

Pres. Associação Paraibana de Astronomia; membro da Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – e coordenador regional do Asteroid Day Brasil

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.