Adeus, Android! Huawei confirma lançamento de sistema operacional próprio

O sistema operacional HarmonyOS Next foi “construído do zero” e projetado para funcionar em celulares, smartwatches, tablets e carros
Alessandro Di Lorenzo16/09/2024 17h30
HarmonyOS, sistema operacional da chinesa Huawei
Imagem: muhamad mizan bin ngateni / Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A espera acabou. Após muita especulação, a Huawei confirmou que o HarmonyOS Next está pronto para ser liberado na China. O sistema operacional foi “construído do zero” e projetado para funcionar em celulares, smartwatches, tablets e carros, representando uma independência em relação ao Android.

HarmonyOS Next começará a operar ainda neste ano

Segundo o gerente geral do sistema, Chen Xinxin, o lançamento oficial do HarmonyOS Next deve acontecer até o fim de setembro. Com isso, os primeiros celulares devem ser atualizados já na primeira semana de outubro deste ano.

Montagem com aparelhos da Huawei com HarmonyOS NEXT
Com o HarmonyOS Next os usuários podem usufruir do mesmo sistema em variados tipos de dispositivo (Imagem: divulgação/Huawei)

Ele ainda destacou que o software é 100% chinês e não terá qualquer ligação com o Android. Isso significa uma total independência para a Huawei não apenas no mercado de smartphones, mas também em Smart TVs, tablets, PCs e dispositivos de casa inteligente.

De acordo com a companhia chinesa, o HarmonyOS Next já nasce com uma série de aplicativos nativos, jogos e soluções corporativas. As informações são do Gizmochina.

Leia mais

Logo da Huawei exibido em smartphone e ao fundo bandeiras da China e Estados Unidos
Avanços da Huawei fazem parte da disputa entre China e EUA (Imagem: Ascannio/Shutterstock)

Resposta da empresa chinesa aos EUA

  • O sistema foi anunciado oficialmente em 2019, e, originalmente, foi projetado apenas para uso em televisões.
  • No entanto, após as sanções aplicadas pelos Estados Unidos conta a China, a empresa resolveu modificar e ampliar o projeto.
  • O objetivo do HarmonyOS Next é facilitar a integração entre esses dispositivos.
  • A integração não se limita apenas a funções, como a capacidade de atender uma chamada de celular em um tablet, mas também se estende à transferência de aplicativos.
  • Segundo analistas, com um sistema operacional próprio, a Huawei pode atender à enorme base de consumidores chineses e, simultaneamente, eliminar a dependência do ecossistema do Google.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.