Detecção de apneia do sono no Apple Watch ganha aprovação da FDA

O novo recurso, disponível com o WatchOS 11, permitirá a detecção preliminar de apneia do sono em modelos compatíveis do Apple Watch
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Ignacio de Lima 16/09/2024 20h14
Apple-Watch-1920x1080
(Imagem: Chikena/ Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A nova função de detecção de apneia do sono no Apple Watch recebeu aprovação da Food and Drug Administration (FDA) antes do lançamento do WatchOS 11. Isso confirma que o recurso é seguro e eficaz, com benefícios que superam os riscos potenciais.

O recurso será disponibilizado com a atualização do WatchOS 11, acessível apenas nos modelos Apple Watch Series 9, Series 10 e Watch Ultra 2. O Series 10 já pode ser pré-encomendado e estará nas lojas a partir de 20 de setembro.

A apneia do sono é uma condição grave em que a respiração para e reinicia periodicamente durante a noite, podendo levar a problemas de saúde significativos se não tratada. Embora existam testes caros e intrusivos para diagnosticar a apneia, a nova função da Apple oferece uma alternativa menos invasiva e mais acessível.

Apneia do sono está relacionada a má respiração ao dormir, e pode acarretar em problemas de saúde – Imagem: Prostock-studio/Shutterstock

Leia mais

Como o Apple Watch detecta a apneia do sono

  • Segundo o FDA, o recurso da Apple usa algoritmos para avaliar o risco de apneia do sono com base em sinais do sensor do relógio.
  • Ele não substitui diagnósticos médicos tradicionais ou tratamentos, mas pode identificar a necessidade de uma avaliação médica mais aprofundada.
  • A tecnologia é parte do conjunto de “Distúrbios respiratórios” no Apple Watch e usa o acelerômetro para detectar movimentos associados a interrupções respiratórias.
  • Se o relógio identificar risco de apneia do sono moderada a grave, o usuário será alertado e aconselhado a consultar um médico, com dados disponíveis para compartilhamento por meio de um PDF exportado.

O recurso estará disponível ainda este mês em mais de 150 países e regiões, incluindo EUA, UE e Japão, após aprovação de outras organizações globais de saúde.

Pessoa tocando com o dedo indicador um Apple Watch no outro pulso
O Apple Watch oferecendo uma alternativa menos invasiva para monitoramento da condição da apneia do sono (Imagem: Hadrian/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.