Esse é o robô com a função mais específica que já vimos

Uma empresa dos EUA está testando um novo robô chamado Autocado para cortar, descaroçar e descascar os abacates
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 17/09/2024 16h30
robo-1-1920x1080.png
Imagem: reprodução/Chipotle
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A empresa Chipotle está testando um novo robô chamado Autocado para uma função bastante específica. A máquina é capaz de “cortar, descaroçar e descascar os abacates” antes que os trabalhadores os amassem para obter guacamole, uma iguaria típica da culinária do México.

Autocado descasca um abacate em apenas 26 segundos

A companhia diz que o robô que está sendo testado em uma loja da Chipotle na Califórnia, nos Estados Unidos. O objetivo do uso da máquina é liberar os funcionários para outras tarefas.

Segundo a empresa, o Autocado é capaz de descascar um abacate em apenas 26 segundos. O processo agiliza todo o atendimento aos clientes.

Autocado corta, descaroça e descasca abacates (Imagem: reprodução/Chipotle)

No total, a Chipotle fez um investimento total de US$ 100 milhões (cerca de R$ 550 milhões) na tecnologia e também em um outro robô que desempenha uma tarefa diferente (e você confere a seguir). As informações são da The Verge.

Leia mais

Augmented Makeline é outra “atração” da empresa (Imagem: reprodução/Chipotle)

Empresa tem investido no uso de robôs

  • O desenvolvimento do robô Autocado foi possível graças a uma parceria entre a empresa Chipotle e a Vebu, que atua no ramo de soluções de automação personalizadas para transformar o futuro dos alimentos.
  • Já o outro robô utilizado pela companhia é fruto do trabalho junto com a Hyphen, que oferece soluções automatizadas para restaurantes.
  • Neste segundo caso a tecnologia é chamada Augmented Makeline.
  • Este robô está sendo testado em outra loja na Califórnia e usa tecnologia automatizada para produzir saladas para clientes.
  • A Chipotle destaca que “aproximadamente 65% de todos os pedidos digitais são tigelas ou saladas”.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.