Meta lança ‘Conta de Adolescente’ no Instagram; saiba o que vai mudar

"Conta de Adolescente" no Instagram vai colocar freios no uso da rede social para menores de 16 anos; entenda como vai funcionar
Pedro Spadoni17/09/2024 11h42, atualizada em 19/09/2024 15h16
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Meta anunciou a “Conta de Adolescente” para Instagram nesta terça-feira (17). Em suma, esse tipo de conta vai colocar freios na experiência da rede social para menores de 16 anos. E vai oferecer mais recursos para os pais e responsáveis ficarem de olho no que os jovens fazem na plataforma.

Esse novo tipo de conta do Instagram vai chegar ao Brasil e outros países da América Latina em janeiro de 2025, divulgou a Meta. Já nos Estados Unidos, a “Conta de Adolescente” vai aparecer na plataforma ao longo dos próximos 60 dias. Isso também vale para: Austrália, Canadá e Reino Unido.

Meta anuncia limitações para menores de 16 anos no Instagram

O que vai mudar com a “Conta de Adolescente” no Instagram é o seguinte:

  • Pessoas que não seguem o usuário (leia-se: adolescente menor de 16 anos) não conseguirão interagir com ele;
  • Apenas quem segue o usuário poderá mandar mensagens diretas (DMs) – e isso vale para menções e marcações;
  • Após uma hora de uso, a plataforma emitirá notificação pedindo para o usuário parar;
  • Notificações serão silenciadas entre 22h e 7h (rede social vai avisar isso para quem contatar o usuário nesse intervalo de tempo);
  • Exibição de conteúdo sensível (brigas e procedimentos estéticos, por exemplo) será limitada automaticamente.
Montagem com capturas de tela mostrando configurações da Conta de Adolescente no Instagram
Ajustes nas configurações da “Conta de Adolescente” vai exigir aprovação de pais ou responsáveis (Imagem: Divulgação/Meta)

A Meta vai transformar contas de menores de 16 anos em “Contas de Adolescentes” de maneira automática. E ps pais ou responsáveis poderão administrar essas novas funções de maneira remota.

  • Outro ponto importante: o usuário vai precisar da permissão dos pais ou responsáveis para flexibilizar as configurações em suas contas (a captura de imagem à direita, na imagem acima, mostra isso).

As novas proteções foram projetadas para atender às maiores preocupações dos pais, incluindo com quem seus filhos estão conversando na internet, o conteúdo que estão consumindo e se o tempo deles está sendo bem gasto.

Meta, em comunicado

E quem mentir a idade no Instagram?

Cadeado em cima de um smartphone
Meta desenvolve maneiras de pegar adolescentes na mentira (sobre própria idade) no Instagram (Imagem: Primakov/Shutterstock)

A Meta diz estar ciente que adolescentes podem mentir sobre suas idades no Instagram. Isso vale para conversas e configurações da própria conta.

  • “Por isso, estamos exigindo que eles verifiquem as suas idades em mais lugares, como se tentassem acessar uma nova conta usando como base o aniversário de um adulto”, informou a empresa.

A big tech também afirmou que desenvolve uma tecnologia para “detectar proativamente que [contas] pertencem a adolescentes, mesmo que a conta indique o aniversário de um adulto”.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.