Queimadas parecem ser “provocação”, diz governo federal

Governo se reuniu para discutir situação; a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, chamou as queimadas de "terrorismo climático"
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 18/09/2024 10h31
Helicóptero ajudando no combate às queimadas em floresta no Brasil
(Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O presidente Lula se reuniu com ministros e representantes dos Poderes para discutir a situação das queimadas e da seca histórica que atingem o Brasil. No encontro, o petista afirmou que o país não está 100% pronto para lidar com eventos extremos. Além disso, disse que muitos incêndios parecem uma “provocação”.

Governo prometeu mais recursos para combater o fogo

Segundo o governo federal, o objetivo da reunião é dar um caráter de política de Estado ao combate às queimadas. Durante o encontro, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou que o governo vai destinar R$ 514 milhões para combate a incêndios e seca na Amazônia. 

Segundo cientistas, o Brasil vive um período de seca recorde. A falta de chuvas, aliada a temperaturas mais altas para o período, tem facilitado o alastramento das queimadas na vegetação. Mais de 18 milhões de hectares queimaram nos biomas da Amazônia, Cerrado e Pantanal até agora. A área devastada pelas chamas equivale ao tamanho do estado do Paraná.

Galhos e mato seco pegando fogo com brigadistas ao fundo
Queimadas já afetam diversos estados brasileiros (Imagem: Joédson Alves/Agência Brasil)

Na mesma reunião, Lula disse ter sugerido às Forças Armadas que treinem recrutas para combater queimadas. O presidente ainda afirmou que apesar de não ser possível provar que a maior parte dos incêndios no país é de origem criminosa, os focos parecem “provocação”. As informações são do G1.

Há muita suspeita de que muitos dos incêndios são criminosos. Por exemplo, nós fomos fazer uma visita a uma comunidade na Amazônia e, na volta, parece provocação, mas nós encontramos vários focos de fogo, que foi feito aquilo pra gente ver que estavam tacando fogo mesmo, não estavam querendo esconder da gente.

Lula, presidente do Brasil

Leia mais

Reprodução de queimadas
Seca, combinada com outros fatores, inclusive a ação humana, vem provocando queimadas (Imagem: reprodução/redes sociais)

Queimadas são “terrorismo climático”

  • A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, também participou do encontro e destacou que a pasta estuda a criação, em caráter “emergencial”, do Conselho Nacional de Segurança Climática.
  • O objetivo seria unir representantes do governo, do Congresso e da sociedade em torno da criação de recomendações para mitigar os efeitos dos eventos extremos.
  • Ela ainda afirmou que o Brasil tem cerca de 5 milhões de quilômetros quadrados sob risco de pegar fogo, por ação criminosa, em meio à maior estiagem da história recente do país.
  • O número representa quase 60% da área total do Brasil.
  • A ministra observou que qualquer incêndio provocado por ação humana atualmente, seja intencional ou não, é criminoso, uma vez que não há autorização no momento para manejo de queimadas.
  • E chamou as queimadas de “terrorismo climático”, apesar de admitir que as ações do governo federal no combate ao fogo ainda estão aquém do necessário.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.