Amazon lança Amelia, assistente de IA para vendedores independentes

Nova assistente de IA, Amelia promete revolucionar a gestão de negócios para mais de 450 mil vendedores na plataforma
Thiago Morais19/09/2024 19h21, atualizada em 21/11/2024 09h29
Logo grande da Aamzon, defocado no fundo, com a página da Amazon aberta, em primeiro plano, em um celular
Resultados foram divulgados nesta quinta-feira (1) (Imagem: Charles McClintock Wilson/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A gigante do comércio eletrônico Amazon anunciou nesta quinta-feira (19) o lançamento de Amelia, nova assistente de inteligência artificial destinada a apoiar mais de 450 mil vendedores independentes em sua plataforma. O montante já representam cerca de 60% do volume de vendas. A ferramenta é um benefício, que pretende ajudar esses comerciantes e, a partir disso, incentivá-los a continuar operando via Amazon.

Amelia é a nova especialista em vendas baseada em IA generativa e projetada para auxiliar os comerciantes em diversas tarefas cruciais. Entre suas funcionalidades estão a resolução rápida de problemas relacionados às contas, acesso a dados de vendas e inventário, além de orientações sobre estratégias sazonais e criação de anúncios eficazes.

Leia mais:

Amazon lança Amelia, assistente de IA para vendedores independentes. Imagem: MacroEcon/Shutterstock

‘Amelia’ almeja revolucionar o mercado

A estratégia da Amazon é proporcionar aos vendedores um especialista personalizado em vendas na plataforma da bigtech. A ferramenta já está disponível em versão beta para um grupo pequeno de vendedores nos Estados Unidos. Mas já há planos de expandir a tecnologia para outros países ainda em 2024.

A introdução de Amelia reflete a importância dos vendedores independentes para o modelo de negócios da Amazon. Atualmente, mais de 60% das unidades vendidas na plataforma provêm desses parceiros, totalizando mais de 450 mil vendedores somente nos EUA. Construída sobre a plataforma Bedrock da Amazon, Amelia utiliza tecnologia de ponta em IA, incluindo a Recuperação Aumentada por Geração (RAG), que permite acessar informações específicas dos vendedores sem comprometer a privacidade dos dados.

Ferramenta deve ajudar mais de 450 mil vendedores. Imagem: No-Mad/Shutterstock

Amazon investindo em IA

Além de Amelia, a Amazon anunciou outras ferramentas de IA para seus vendedores, como a criação de vídeos publicitários e a redação automatizada de listas de produtos em larga escala. Essas inovações fazem parte de uma série de lançamentos recentes da empresa no campo da IA, que incluem o assistente de compras Rufus e o chatbot corporativo Amazon Q.


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Colaboração para o Olhar Digital

Thiago Morais é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com atuação focada em TV e rádio no início da carreira, já atuou em portais como editor de conteúdo e analista de marketing digital.