Lionsgate anuncia parceria com empresa de IA

Lionsgate poderá usar IA em futuras produções, mas a parceria levanta preocupações sobre o futuro dos empregos do ramo
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Ana Luiza Figueiredo 19/09/2024 23h57, atualizada em 02/10/2024 12h21
lionsgate
Imagem: Robert Way / Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Lionsgate, famosa por produções como Jogos Vorazes e John Wick, está se unindo à empresa de inteligência artificial Runway para treinar um novo modelo de IA com seu vasto acervo de filmes e programas de TV. Essa tecnologia resultante poderá ser aplicada em futuras produções, informa a BBC.

Michael Burns, vice-presidente da Lionsgate, afirmou que a colaboração permitirá desenvolver conteúdos inovadores de forma eficiente. No entanto, os detalhes sobre a aplicação da IA ainda são escassos.

Essa parceria gerou reações negativas, especialmente considerando que a greve de atores de Hollywood em 2023 foi motivada, em parte, pela preocupação com o uso da IA na indústria.

Parceria entre Lionsgate em empresa de IA gera reações negativas

  • A escritora e produtora Helen Delzany expressou preocupação, afirmando que a colaboração pode intensificar a perda de empregos nas indústrias criativas e tornar filmes e entretenimento obsoletos.
  • O ator Alexander Chard também comentou, alegando que o trabalho artístico está sendo utilizado apenas para alimentar um sistema que pode eventualmente dispensar os criadores.
  • Alguns usuários nas redes sociais consideraram a parceria “vil” e “nojenta”, enquanto outros, como o produtor PJ Acetturo, a veem como uma oportunidade promissora para integrar a IA na produção cinematográfica.
entretenimento inteligência artificial
Classe de profissionais da indústria cinematográfica ainda não aceita o uso da IA em seu ramo (Imagem: Vitória Gomez via DALL-E/Olhar Digital)

Leia também:

A Runway, por sua vez, tentou aliviar as apreensões sobre a substituição de empregos, com o cofundador Cristóbal Valenzuela afirmando que a IA serve para ajudar artistas a superar desafios criativos, não para eliminar postos de trabalho.

Entretanto, Karla Ortiz, uma artista da indústria, lembrou que a Runway está enfrentando um processo por violação de direitos autorais, relacionado ao uso ilegal de imagens em sistemas de geração de IA. Recentemente, um cinema em Londres teve que cancelar um filme escrito por IA após uma reação negativa do público.

Lionsgate+
Detalhes de como será a aplicação de IA nas produções da Lionsgate ainda não foram divulgados – Imagem: shutterstock/T. Schneider
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.