Brasileira que descobriu par de buracos negros fala no Olhar Espacial

Anna Trindade Falcão, brasileira que descobriu par de buracos negros supermassivos em processo de colisao, estará no Olhar Espacial
Por Flavia Correia, editado por Lucas Soares 20/09/2024 10h00
buracos-negros-anna-trindade-1920x1080
Uma captura de luz visível do Telescópio Espacial Hubble da galáxia MCG-03-34-064, que revela três pontos brilhantes distintos embutidos em uma elipse branca no centro galáctico (expandidos em uma imagem inserida no canto superior direito). Dois desses pontos brilhantes são a fonte de forte emissão de raios-X, um sinal revelador de que são buracos negros supermassivos. Crédito: NASA, ESA, Anna Trindade Falcão (CfA); Processamento de imagem: Joseph DePasquale (STScI)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, utilizando o Telescópio Espacial Hubble e o Observatório de Raios-X Chandra, ambos da NASA, cientistas observaram o par de buracos negros supermassivos mais próximos um do outro já registrado por dados combinados, separados por cerca de 300 anos-luz de distância.

Esses buracos negros estão escondidos em galáxias que estão em processo de colisão e são alimentados por gás e poeira. Esse fenômeno os faz emitir uma luz intensa, sendo conhecidos como núcleos galácticos ativos (AGN) – uma região compacta no centro de uma galáxia que apresenta uma luminosidade muito superior à usual em pelo menos uma parte do espectro eletromagnético, com características que indicam que essa luz não é gerada por estrelas.

Liderada pela pesquisadora brasileira Anna Trindade Falcão, do Centro de Astrofísica Harvard & Smithsonian, nos EUA, a pesquisa foi publicada este mês no periódico científico The Astrophysical Journal.

E ela é a convidada desta sexta-feira (20) do Programa Olhar Espacial, para um bate-papo superinteressante sobre buracos negros supermassivos e seu papel na formação do Universo – além é claro, sobre sua recente descoberta.

Anna Trindade Falcão, cientista brasileira do Centro de Astrofísica Harvard & Smithsonian, nos EUA, é a convidada desta sexta-feira (20) do Programa Olhar Espacial. Crédito: Centro de Astrofísica Harvard & Smithsonian

Leia mais:

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitter (X)LinkedIn e TikTok.

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.