Sem explicação, banco Wise fecha contas de clientes brasileiros

Segundo a instituição, a desativação de contas é pontual e pode ocorrer devido ao uso indevido da plataforma
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Layse Ventura 20/09/2024 20h30, atualizada em 21/09/2024 12h21
wise-1920x1080.png
(Imagem: Wise/Reprodução)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O banco Wise encerrou nesta sexta-feira (20) a conta de clientes brasileiros residentes na Europa sem explicação ou aviso prévio. Os usuários afetados não conseguiram acessar recursos depositados na instituição através do aplicativo.

Em uma declaração ao Olhar Digital, a Wise esclareceu que continua operando sem alterações. A empresa destacou que as desativações de contas não são coletivas, mas sim casos isolados, provocados por diferentes razões – entre elas, o uso indevido da plataforma de forma a ferir os termos ou a política de uso.

Caso sua conta na Wise tenha sido bloqueada, é possível que você tenha recebido o comunicado e o motivo da suspensão por e-mail, assim como o usuário James CriptoGuru relatou em uma rede social. No entanto, se você teve sua conta bloqueada e não recebeu nenhuma comunicação da empresa, entre em contato pelo telefone 0800 878 1204 para mais informações.

Receber ou enviar pagamentos em criptomoeda é uma das ações que podem bloquear contas na Wise
Receber ou enviar pagamentos em criptomoedas é uma das ações que podem bloquear contas na Wise atualmente. Imagem: X / Reprodução

Wise encerrou contas de brasileiros sem aviso prévio

Os clientes afetados são brasileiros residentes na Europa, que tiveram suas contas fechadas sem nenhum tipo de aviso prévio por parte da instituição. Segundo o jornal O Dia, os usuários sequer conseguiram dispor dos recursos depositados no Wise.

Wise está no Brasil desde 2016 como uma corretora de câmbio online (Imagem: Wise/Reprodução)

No aplicativo, uma mensagem do banco afirma que não é possível explicar a razão dos bloqueios. Veja:

Não podemos compartilhar o motivo específico pelo qual estamos desativando a sua conta. Como uma instituição financeira regulamentada, há informações limitadas que podemos compartilhar quando desativamos uma conta.

Wise, via mensagem no aplicativo

A mensagem também diz que o banco analisará as contestações por parte dos clientes.

O Olhar Digital entrou em contato com o Wise para mais informações e um posicionamento oficial:

Estamos operando normalmente. Desativações são ações pontuais, que acontecem por diferentes razões, entre elas o uso indevido da conta de acordo com nosso Termos de Uso e Política de Uso Aceitável em cada região. Qualquer dúvida, o cliente pode entrar em contato com nossa Central de Atendimento ao Cliente em Português, disponível 24h por dia, todos os dias da semana: 0800 878 1204.

Leia mais:

Quem é o banco Wise

Imagem: bancos IA
Nesta semana, Wise recebeu autorização do BC para atuar como instituição de pagamento, tendo acesso à infraestrutura do Pix (Imagem: shutterstock/MMD Creative)
  • O banco iniciou as operações no Brasil em 2016, ainda sob o nome TransferWise. A mudança para Wise veio em 2021;
  • A instituição é uma corretora de câmbio online, que também oferece contas digitais multimoedas e cartão internacional para os clientes;
  • Ainda nesta semana, o Wise recebeu aprovação do Banco Central para atuar como instituição de pagamento, com uma licença para operar como emissor de moeda eletrônica;
  • Isso permite gerenciar contas de pagamento pré-pagas e se conectar ao Sistema de Pagamentos Brasileiro e ao Sistema de Pagamentos Instantâneos, que viabiliza o Pix.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.

Ícone tagsTags: