O banco Wise encerrou nesta sexta-feira (20) a conta de clientes brasileiros residentes na Europa sem explicação ou aviso prévio. Os usuários afetados não conseguiram acessar recursos depositados na instituição através do aplicativo.
Em uma declaração ao Olhar Digital, a Wise esclareceu que continua operando sem alterações. A empresa destacou que as desativações de contas não são coletivas, mas sim casos isolados, provocados por diferentes razões – entre elas, o uso indevido da plataforma de forma a ferir os termos ou a política de uso.
Caso sua conta na Wise tenha sido bloqueada, é possível que você tenha recebido o comunicado e o motivo da suspensão por e-mail, assim como o usuário James CriptoGuru relatou em uma rede social. No entanto, se você teve sua conta bloqueada e não recebeu nenhuma comunicação da empresa, entre em contato pelo telefone 0800 878 1204 para mais informações.

Wise encerrou contas de brasileiros sem aviso prévio
Os clientes afetados são brasileiros residentes na Europa, que tiveram suas contas fechadas sem nenhum tipo de aviso prévio por parte da instituição. Segundo o jornal O Dia, os usuários sequer conseguiram dispor dos recursos depositados no Wise.

No aplicativo, uma mensagem do banco afirma que não é possível explicar a razão dos bloqueios. Veja:
Não podemos compartilhar o motivo específico pelo qual estamos desativando a sua conta. Como uma instituição financeira regulamentada, há informações limitadas que podemos compartilhar quando desativamos uma conta.
Wise, via mensagem no aplicativo
A mensagem também diz que o banco analisará as contestações por parte dos clientes.
O Olhar Digital entrou em contato com o Wise para mais informações e um posicionamento oficial:
Estamos operando normalmente. Desativações são ações pontuais, que acontecem por diferentes razões, entre elas o uso indevido da conta de acordo com nosso Termos de Uso e Política de Uso Aceitável em cada região. Qualquer dúvida, o cliente pode entrar em contato com nossa Central de Atendimento ao Cliente em Português, disponível 24h por dia, todos os dias da semana: 0800 878 1204.
Leia mais:
- Dados de Pix usados na Shopee vazam, alerta Banco Central
- Golpe do Pix errado: o que é, como funciona e como se proteger
- O que é o Pix automático?
Quem é o banco Wise

- O banco iniciou as operações no Brasil em 2016, ainda sob o nome TransferWise. A mudança para Wise veio em 2021;
- A instituição é uma corretora de câmbio online, que também oferece contas digitais multimoedas e cartão internacional para os clientes;
- Ainda nesta semana, o Wise recebeu aprovação do Banco Central para atuar como instituição de pagamento, com uma licença para operar como emissor de moeda eletrônica;
- Isso permite gerenciar contas de pagamento pré-pagas e se conectar ao Sistema de Pagamentos Brasileiro e ao Sistema de Pagamentos Instantâneos, que viabiliza o Pix.